Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira (04): veja o calendário

Imunização segue por etapas até o dia 03 de junho; entre os grupos prioritários, estão idosos a partir de 60 anos e pessoas com comorbidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 4 de abril, no Rio de Janeiro. Conforme os anos anteriores, a imunização contra o vírus Influenza tem como público alvo idosos e outros grupos prioritários. No atual calendário, a primeira fase acontecerá entre os dias 4 de abril a 2 de maio e a segunda, dos dias 3 de maio a 3 de junho. 

Em 2022, o município do Rio visa alcançar 90% dos indivíduos incluídos nos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 1 milhão e 800 mil pessoas. O objetivo da campanha é diminuir as internações e óbitos causados devido à contaminação Influenza. Segundo a prefeitura do Rio, estudos apontam que a vacinação é capaz de reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza. 

A primeira fase atingirá idosos a partir dos 60 anos e residentes da terceira idade de instituições de longa permanência, além de profissionais da saúde. Já a outra etapa, que se iniciará em maio, quer atender crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Outros contemplados serão as pessoas com idades abaixo dos 60 anos portadoras de alguma comorbidade, além de outros trabalhadores listados no quadro abaixo.

Foto: Reprodução

Para tomar a vacina, as pessoas devem se dirigir aos postos de saúde e levar documento de identificação com foto e caderneta de vacinação. No entanto, o público deve observar a data em que poderá receber a dose do imunizante. Além disso, será preciso apresentar documento que comprove fazer parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, como laudo médico para a confirmação da comorbidade e documento funcional para os grupos profissionais atendidos.

Confira o calendário

Foto: Reprodução

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]