Veja como acompanhar informações oficiais e confiáveis do coronavírus no Brasil

coronavirus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 12 de março, o estado de pandemia global por causa do novo coronavírus. O crescimento do número de pessoas infectadas segue crescendo a cada hora – já são 180 mil no mundo e quase 300 no Brasil. Com isso, precisamos tomar cuidados na prevenção e combate a essa doença.

Um dos pontos que ajudam a enfrentar essa pandemia é deixar a população bem informada sobre os riscos, medidas necessárias para a prevenção e atualização sobre a situação. Entretanto, é preciso combater as inúmeras fake news que surgem diariamente. Para isso, segue uma lista de alguns sites e pessoas que estão cobrindo com informações oficiais sobre o novo coronavírus.

No Twitter:

Voz das Comunidades (@vozdacomunidade): https://twitter.com/vozdacomunidade – Notícias sobre a evolução do vírus no Brasil e debates sobre a questão no ambiente da favela.

Fato Urgente (@fatourgente): https://twitter.com/fatourgente – perfil criado pelo jornalista Lucas Rohan que trabalha com as chamadas “breaking news”, que são as notícias importantes mais recentes.

Jonathan Vicentt (@JonathanVicent): https://twitter.com/JonathanVicent – Biomédico que elabora threads e aborda a questão tanto com uma temática mais científica quanto com uma mais social.

Corona Vírus em tempo real (@CoronaVirusTime): https://twitter.com/CoronaVirusTime – Notícias sobre a situação do coronavírus em todo o mundo.

Em sites:

Aplicativo do SUS que disponibiliza dicas, cuidados e prevenção. Há informativos sobre sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção e um mapa indicando unidades de saúde próximas.

Informações sobre o COVID-19) na Google Crisis Response, um mecanismo da Google que junta diversas notícias sobre o tema e é sempre atualizado.

Se preferir, você também pode criar um alerta do Google para receber uma ou mais vezes por dia as notícias sobre o assunto.

Site oficial da Prefeitura do Rio, que sempre coloca as medidas oficiais sobre paralisação, estado de emergência etc.

Site criado pelo Governo do RJ para colocar tudo sobre o novo Coronavírus que acontece no estado.

Cobertura em tempo real no site do G1, que é atualizada a todo momento.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]