Rede Favela Sustentável protagoniza primeiro debate nas redes para as favelas

Objetivo foi destacar propostas apresentadas na carta-compromisso enviada às candidatas e aos candidatos antes do debate

Rede Favela Sustentável protagoniza primeiro debate nas redes para as favelas

Na noite de quinta-feira (22/10), a Rede de Favela Sustentável realizou o primeiro debate propositivo com candidatas e candidatos à prefeitura da cidade do Rio, com foco em meio ambiente, sustentabilidade e resiliência. Participaram Clarissa Garotinho, Cyro Garcia, Eduardo Bandeira De Mello, Fred Luz, Henrique Simonard, Luiz Lima, Renata Souza e Suêd Haidar.

Com o apoio de agentes de favelas, foi proposto um compromisso para ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade para moradores desses territórios. Sob o comando da Dra. Theresa Williamson, o debate da Rede de Favela Sustentável foi uma oportunidade importante para moradores saberem quem firmou o compromisso de pensar em políticas socioambientais de forma participativa, a partir do conhecimento das favelas e do fortalecimento de iniciativas locais. Políticas socioambientais representam qualidade de vida no cotidiano de moradores, como água, saneamento, coleta e reciclagem de lixo, contenção de encostas.

O objetivo foi focar em propostas apresentadas na carta-compromisso enviada às candidatas e aos candidatos antes do debate. As perguntas foram elaboradas pelos Grupos de Trabalho da Rede Favela Sustentável: Água e Esgoto, Geração de Renda, Resíduos Sólidos, Memória e Cultura, Hortas e Reflorestamento, Energia Solar e Educação Ambiental. O debate foi dividido em quatro blocos, com perguntas sorteadas ao vivo e sorteio também de candidatos para responder.

A oportunidade de ouvir candidatas e candidatos foi para moradores da cidade, já que nem todas as emissoras de televisão não estão realizando debates, como fizeram nas eleições anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus. E nos debates da TV nem todos os candidatos podem participar, geralmente são convidados apenas quem está na frente nas pesquisas. Por isso também que o debate da Rede Favela Sustentável foi importante, pois todas e todos que concorrem à prefeitura do Rio puderam participar.

Mesmo assim, o debate não contou com a participação de seis candidatos. Paulo Messina não confirmou participação. Eduardo Paes e Marcelo Crivella confirmaram e cancelaram a participação. Martha Rocha, Gloria Heloiza e Benedita da Silva confirmaram e não participaram. Apenas Gloria e Benedita justificaram as ausências

Veja as propostas apresentadas pela Rede Favela Sustentável para candidatas e candidatos à prefeitura da cidade do Rio na carta-compromisso. E como o debate foi gravado, é possível ver no Youtube acessando este link aqui.