Voz nas Eleições 2020: Dedé do Gás

Concorrendo pela primeira vez, Dedé afirma que vai pensar projetos em conjunto com os moradores

Voz nas Eleições 2020: Dedé do Gás

Figura conhecida da favela do Adeus, no Complexo do Alemão, por seu empreendimento pessoal, o distribuidor Dedé do Gás está disputando pela primeira vez o cargo de vereador, nestas eleições 2020, pelo Patriotas. Comerciante local há muitos anos, Dedé decidiu se tornar político devido ao seu descontentamento com a falta de resolução dos problemas da favela.

Viúvo e pai de três filhos adultos, Francisco Silva, como foi batizado, afirma que por realizar entregas há mais de 30 anos pelas favelas da região, é confrontado constantemente com a falta de saneamento básico e outras dificuldades históricas que acometem os moradores, fato que se tornou o maior combustível para o início na vida política.

Aos 9 anos de idade começou a trabalhar, para ajudar em casa, onde morava com seus pais e mais 8 irmãos, nessa época foi entregador de compras, vendedor de ferro-velho, entre outras profissões. Não demorou muito para o jovem Francisco abandonar a escola, a fim de ajudar ainda mais em casa. No entanto, para o candidato, o conhecimento essencial foi adquirido com seus pais, respeito ao próximo e a busca por sempre auxiliar as pessoas têm sido o grande objetivo de sua trajetória.

De acordo com Dedé, nos seus 60 anos de vida foi possível perceber melhorias na infraestrutura da comunidade, mas para ele ainda há muito a ser feito. “eu via as necessidades da comunidade e como os moradores ajudavam a eleger muitos candidatos, que vem de fora da favela. Depois, passava o tempo de mandato e os problemas só pioravam”

Há cerca de 10 anos, Francisco começou a pensar de que forma seria possível se tornar agente de mudança para sua comunidade, foi então que passou a usar sua influência e notoriedade na região para denunciar, através de vídeos, fotos, a infraestrutura precária, lixo depositado em locais inapropriados, falta de encanamento de esgoto, iluminação precária, entre outros. 

Dedé do gás. Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

“alguns lugares foi feito a obra, mas falta manutenção. É muito triste acordar de manhã cedo e ver o esgoto correndo a céu aberto, não só pela falta de higiene, como também por que é prejudicial a saúde” – lembra o candidato.

Francisco lembra que sempre procurou ajudar os projetos sociais idealizados por moradores para a comunidade, para ele nem sempre foi possível doar muitos insumos ou garantir uma grande ajuda financeira, mas procurava  fazer o possível, como doar gás, água e refrigerantes.

Uma das promessas de Dedé do Gás é cuidar da manutenção da infraestrutura da comunidade, limpeza das calçadas, ruas e terrenos vazios, e todas as outras obras de conservação necessárias. O candidato também afirma que irá receber a população em seu gabinete para melhorar o diálogo entre a política e os moradores da comunidade. Se você apoia as ideias de Dedé do Gás, anote o número 51021 e não esqueça de levar a sua caneta e o título até a sua zona eleitoral.