Voz 15 anos: jornal acompanhou projetos no Alemão hoje abandonados

Grandes espaços e projetos do Complexo do Alemão não funcionam mais, como Teleférico, Cine Carioca, Nave do Conhecimento e Biblioteca Parque

Voz 15 anos: jornal acompanhou projetos no Alemão hoje abandonados

O Voz das Comunidades existe, resiste e vem crescendo há quase duas décadas em prol dos moradores de favela. Mas, infelizmente, isto não se aplica a outros projetos que também nasceram no Complexo do Alemão e, um dia, proporcionaram benefícios aos moradores. Na série de reportagens Voz 15 anos, apresentamos projetos no Alemão hoje abandonados e que foram acompanhados pelo jornal comunitário.

Grandes espaços e projetos do Complexo do Alemão, reportados pelo Voz das Comunidades, não funcionam mais, como o Teleférico, Cine Carioca Nova Brasília, a Nave do Conhecimento e a Biblioteca Parque. O motivo para a maioria desses projetos estarem hoje abandonados é a falta de interesse em investimentos na favela. Além das dificuldades financeiras pela falta de repasses do poder público (prefeitura da cidade do Rio e governo do estado).

De portas fechadas

Um dos principais espaços desativados é o Teleférico do Alemão, que já foi ponto turístico e até cenário de novela. Há 9 anos, o objetivo era levar mobilidade para moradores. Em 2012, eram transportadas, em média, dez mil pessoas pelas estações Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. Acompanhamos o caso do Teleférico, que segue fechado há 4 anos, mas não tivemos respostas das autoridades quanto a uma possível reabertura.

Teleférico Foto: Bento Fabio
Teleférico do Alemão não funciona mais. Foto: Bento Fabio

Inaugurado em 2010, o Cine Carioca de Nova Brasília está fechado desde dezembro de 2019. Localizado na Praça do Terço, foi o primeiro cinema instalado em uma comunidade. O Cine Carioca possibilitava acesso a filmes em cartaz com preço popular dentro do Complexo do Alemão. O cinema chegou a ser reformado para uma possível reabertura em janeiro, que não aconteceu. Entramos em contato com a Riofilme, responsável pelo espaço, mas não tivemos retorno.

Cine carioca Nova Brasília fechado janeiro 2020. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
Cine Carioca Nova Brasília, fechado também. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

A Nave do Conhecimento, localizada ao lado do Cine Carioca Nova Brasília, foi inaugurada em 2012. O objetivo era oferecer lazer e tecnologia para moradores, com espaço infantil, salas de produção, oficinas, cursos e laboratórios. O espaço está fechado desde julho de 2019 e segue com promessas de reabertura. Entretanto, ainda não há informações de quando ou se voltará a funcionar.

Nave do Conhecimento. Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Nave do Conhecimento, também fechada. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Localizada na comunidade das Palmeiras, a Biblioteca Parque está de portas fechadas desde 2016. Na biblioteca, crianças e jovens do Complexo do Alemão tinham acesso à internet, computadores, livros e atividades. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, ocorreram negociações de possíveis parcerias para a reabertura, porém, as conversas foram paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Entrada da Biblioteca Parque, hoje fechada. Foto: Emelly Roberta/Voz das Comunidades