Instituto Estação das Letras promove projeto virtual de leitura no Alemão

Ação conta com apoio da Associação Nagai e vai ser transmitido no Facebook, a partir do dia 15 de março

Foto: Reprodução

O Instituto Estação das Letras neste mês de março vai promover um projeto virtual de leitura para moradores do Complexo do Alemão. Serão ao todo quinze encontros onlines, que contaram com a presença de doze autores, além de um título de cada um deles. O objetivo principal desta iniciativa é fomentar a leitura, num momento em que estes jovens, em sua maioria, estão fora do ambiente escolar.

 Com o atual cenário de pandemia da Covid-19, onde os alunos da rede pública de ensino estão com o ensino muito defasado, o projeto “Autores e Livros: Encontros literários no Complexo do Alemão” vem como uma forma de incentivo à leitura para a juventude do Alemão. O Instituto Estação das Letras desenvolve esta ação na comunidade, em parceria com a Associação Nagai. O projeto será composto por três grupos de leitura por faixa etária, com cinco encontros mediados. As obras escolhidas visam incentivar e provocar os participantes para a leitura, sendo o encontro com os autores um momento especial de troca nesse propósito de fortalecimento do conhecimento.

Estação das Letras
Evento contará com autores como: Roseana Murray, Elisa Lucinda, Rosa Amanda Strausz, Pedro Luís, Otávio Junior, Elê Nogueira,  Ricardo Aleixo, Leo Cunha, Vânia Alsalek, entre outros.
Foto: Reprodução

Os encontros com os autores acontecerão através de videoconferências, ao vivo, na plataforma Zoom (para jovens que já participam da Associação Nagai). O encontro com esses autores, sempre às 14h, será nos dias 15/03, 22/03, 29/03 e 05/04, e envolve crianças de 5 a 9 anos, e pré-adolescentes e jovens dos 10 aos 16 anos (nas mesmas datas), no horário das 15h.

Todos podem participar

Os adultos também estão sendo convidados para participar destes encontros. O evento acontecerá nestes dias, entre 15/03 e 05/04, mas às 16h. De acordo com a Organização do Projeto, o conjunto dos autores também procura trazer uma diversidade literária com personagens e autores com histórias muito particulares, e envolvem, entre outros, ilustração, performer, além de romance histórico, cordel, e música. Nas quatro datas e nos três horários, o público poderá participar. Estes encontros serão transmitidos pelo Facebook do IEL. 

Esta é a segunda vez que o Instituto Estação das Letras trabalha com a Comunidade do Alemão. Em 2020, as Rodas de Leitura reuniram Conceição Evaristo, Daniel Munduruku e Bia Bedran em um trabalho que contou com 12 participantes.

O projeto conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.