Pré-vestibular comunitário da Maré abre inscrições para novos alunos

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de janeiro

O UniFavela, curso pré-vestibular comunitário do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, abriu vagas para novos alunos. As inscrições podem ser feitas através de um formulário online até o dia 27 de janeiro.

A inscrição, efetivação da matrícula, material, permanência no projeto e as atividades de ensino são totalmente gratuitas. As aulas serão virtuais e estão previstas para começar dia 8 de fevereiro. Esse ano a gente tem que esperar efetivamente os órgãos de saúde autorizarem meios seguros de aglomerar pessoas numa sala de aula fechada. Mesmo que use máscara e espaçamento entre cadeiras, o próprio território e a organização não se sentem confortáveis de colocar as pessoas em risco. Pela nossa experiência e a atual situação, vamos fazer o primeiro semestre totalmente virtual. E, ao longo do processo de seis meses vamos reavaliar”, explica o co-coordenador e professor de filosofia, Marcos Borges.

Moradores de outras comunidades também podem participar do curso. No entanto, o Unifavela prioriza quem reside na Maré, onde nasceu o projeto. Caso preencham todas as vagas, abre-se uma lista de espera para novas oportunidades.  

Além da sala de aula

Um dos três cursos pré-vestibulares que atuam na Maré, o Unifavela começou em 2018 e tem como integrantes jovens professores voluntários. Todos são motivados pelo objetivo de fazer com que moradores de favela ingressem nas faculdades. “Um dos principais objetivos do projeto Unifavela é garantir a aprovação do aluno na universidade pública. Mas a gente entende que a nossa preocupação central não é só garantir a aprovação, mas dar um suporte também para fazer com que esse aluno reconheça uma certa valorização da favela que ele veio”, afirma o professor, coordenador e idealizador do projeto Laerte Breno.

Apesar de ser um projeto socioeducativo focado em pré-vestibular, o Unifavela também promove diversas ações em prol dos moradores da Maré. Com a campanha Maré de Natal, por exemplo, arrecada doações de alimentos para distribuir cestas básicas na comunidade. Para incentivo à leitura, o pré-vestibular realiza o Brinque Leitura, presenteando crianças com livros e brinquedos.

Saiba mais conferindo a reportagem completa a seguir: