Painel Covid-19 nas Favelas registra 10.000 casos nas comunidades do Rio

A contagem é realizada em 25 favelas de diferentes regiões da cidade. 964 moradores faleceram em razão da Covid-19

Painel Covid-19 nas Favelas registra 10.000 casos nas comunidades do Rio

Na última sexta-feira (8), o Painel Covid-19 nas Favelas registrou a marca de mais de 10.000 casos de coronavírus nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. A contagem que vem acontecendo desde o mês de abril é realizada em 25 favelas de diferentes regiões da cidade. Entretanto, neste mês de janeiro mais 26 comunidades também serão incluídas.

Em primeiro lugar, devido à ausência do detalhamento dos casos nas favelas a partir da perspectiva da Prefeitura do Rio, o Voz das Comunidades, então, desenvolveu o Painel Covid-19 nas Favelas. O intuito foi levar aos moradores de comunidades informações locais a respeito do avanço da pandemia do novo coronavírus. Na noite de ontem (08), o painel registrou 10.068 casos confirmados, 8.125 moradores recuperados. No entanto, houve 964 mortes nas comunidades do Rio. Em outras palavras, o crescimento de casos e óbitos têm sido frequentes e diários.  

Imagem : Reprodução

Após o aumento de casos no final do mês de outubro, o painel teve alterações em sua classificação. Como resultado, o Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, tornou-se a comunidade com o maior números de casos. São 1319 casos, e 142 óbitos. Além disso, o Complexo do Alemão (também na Zona Norte) é a segunda comunidade com maiores índices de COVID-19. São 1123 casos, 988 pessoas recuperadas. No entanto, teve 69 óbitos. A Rocinha, maior favela do Rio, e também da América Latina, é a terceira comunidade com maior registro de casos, 1019. ou seja, a favela da Zona Sul possui 860 moradores recuperados. Contudo, registrou 64 óbitos.

Imagem: Reprodução

Novas Comunidades

Posteriormente, ainda neste mês de janeiro, o painel vai incluir outras 26 comunidades da cidade na contagem de novos casos de Covid-19. São elas:

Cerro Corá – Cosme Velho

Tabajaras – Copacabana 

 Morro dos Cabritos – Copacabana 

Pereirão – Laranjeiras 

Santo Amaro – Catete

Morro dos Prazeres – Santa Teresa

Chácara do Céu – Leblon

Complexo do Lins – Lins de Vasconcelos

 Morro da Serrinha – Madureira

Cidade Alta – Cordovil 

Morro do Dendê – Ilha do Governador 

Morro do Fallet – Santa Teresa

 Faz quem quer – Madureira 

Fogueteiro – Santa Teresa 

Morro do Borel – Tijuca

Turano -Tijuca/ Rio Comprido 

Salgueiro – Tijuca

Morro da Casa Branca – Tijuca

 Andaraí – Tijuca

 Morro da Mineira – Catumbi

Favela do Rato Molhado – Engenho Novo

Vila Aliança –  Bangu

Rio das Pedras – Jacarepaguá 

Batan – Realengo

Morro da Camarista – Méier