Conheça a Sorveteria do Guto, tradição e sabor na Vila Cruzeiro

Há 15 anos na comunidade, sorvetes e açaí chamam a atenção dos moradores

Conheça a Sorveteria do Guto, tradição e sabor na Vila Cruzeiro

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

O movimento constante de entrada e saída de moradores no estabelecimento comercial localizado na Nossa Senhora Aparecida, antiga Rua A, número 29, indica que as portas de um dos comércios mais tradicionais dentro da Vila Cruzeiro estão abertas: a Sorveteria do Guto, que funciona nos 365 dias do calendário, das 11h às 23h. Em meio a comentários de fregueses elogiando os sabores oferecidos e ligações de vídeos de consumidores pedindo para amigos escolherem por eles, Carlos Augusto Alberto, de 51 anos, esboça um sorriso quando revela que o principal segredo do fluxo de clientes em sua loja é a sua fidelidade em oferecer o melhor, tanto no atendimento quanto na produção do produto.  

Com o conhecimento de quem encara as máquinas de produção de sorvete e os processos cuidadosos para manter intactos os sabores dos ingredientes utilizados há mais de 20 anos, Guto (como é mais conhecido) intercala as funções do estabelecimento com a rotina diária na fábrica. Para ele, dedicação é a cobertura extra no seu produto.

“Todos os sabores que produzo são de excelente qualidade porque deposito a minha atenção total no processo. Desde a escolha dos ingredientes, como o leite, ao jeito que separo cada um em seu recipiente”, explica. 

Vila Cruzeiro
Movimento constante de clientes é marca registrada do estabelecimento.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Ainda que a sede da sorveteria esteja localizada na Vila Cruzeiro, a qualidade dos sorvetes é conhecida em outras comunidades. Entre um atendimento e outro, Guto conta que a sua trajetória de empreendimento o levou a outras periferias do Rio de Janeiro. “Eu tive lojas em outros lugares também. Em outras comunidades, como em Jacarezinho, Manguinhos, Mandela, Parque União, Nova Campina, Nova Holanda e Imbariê. Porém, eu optei em focar mais na fábrica e fazer entrega. Então, quis ficar somente com essa loja”.

Pertencendo a uma família de empreendimentos dividida entre quatro homens e três mulheres, o início da sua carreira como empreendedor foi bem distante da temperatura gelada dos produtos que vende. Se agora as ferramentas de trabalho utilizadas são máquinas de produção, antes Guto – que trabalhava como fotógrafo – manuseava câmeras e lentes fotográficas.

“Há muito tempo, eu trabalhei como fotógrafo de aniversários, casamentos e eventos. Naquela época, nos reunimos em algumas praças próximas para apresentar nossas fotografias entre um e outro. Além de atuar com a arte do Lambe Lambe”, lembra. 

Na Sorveteria do Guto, você encontra 16 sabores diferentes de sorvetes, 18 de picolés e 20 de coberturas, com preços que variam de R$ 1 (picolé) a R$ 10 (pote). Além do tradicional produto, a comunidade define o açaí do Guto como o melhor do Rio de Janeiro, com direito às mais variadas guloseimas.