Mobilização da prefeitura para vacinação contra paralisia infantil é neste sábado (07)

Mães, pais ou responsáveis devem levar as crianças para serem vacinadas e assim evitar a doença, que pode levar à paralisias musculares

Mobilização da prefeitura para vacinação contra paralisia infantil é neste sábado (07)

Neste sábado (07) a Prefeitura do Rio está se mobilizando para a Campanha Nacional de Multivacinação contra a paralisia infantil. A campanha está sendo realizada há cerca de um mês, na primeira etapa (entre 05 e 27 de outubro) foram aplicadas somente 99.520 doses da vacina contra a Poliomielite, o que representou apenas 33% da meta de cobertura vacinal no município.   

Segundo a Prefeitura, as doses estarão disponíveis nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) das 8h às 12h. Devem receber a vacina contra a Poliomielite todas as crianças com idade entre 1 a 5 anos incompletos, mesmo que já tenham tomado as doses de rotina contra a doença.

Poliomielite – Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves pode levar à paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. Por isso é muito importante que mães, pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas.

Outras vacinas também disponíveis

Mesmo após o fim da Campanha Nacional de Multivacinação, todas as 18 vacinas do calendário de imunização de crianças e adolescentes continuam sendo oferecidas nas 237 unidades da Atenção Primária do município do Rio. Crianças de zero a 15 anos devem ser levadas aos postos para colocar a caderneta de vacinação em dia.

A vacina contra o Sarampo também continua à disposição para as pessoas com idade entre 15 e 49 anos (mesmo que já tenham sido imunizadas contra a doença) e para bebês de 6 a 11 meses e 29 dias.

Mais informações sobre o Programa de Vacinação estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde, que pode ser acessado aqui.