Prefeitura do Rio muda nome de rua no Alemão para homenagear fundador do Bistrô Estação R&R

O morador Marcelo Ramos faleceu no último dia 12 de junho, em razão de complicações causadas pela Covid-19

Vilma Ribeiro

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta terça-feira, 06 de julho de 2021, que a Travessa Jalisco, localizada na Nova Brasília no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, passará a se chamar Travessa Marcelo Ramos Andrade. A mudança é uma homenagem pública ao fundador do Bistrô Estação R&R, que foi mais um morador de favela vítima da Covid-19.

O empreendedor Marcelo Ramos, de 47 anos, faleceu no último dia 12 de junho, em razão de complicações causadas pela Covid-19. Marcelo inovou na comunidade ao começar um empreendimento totalmente contrário dos estereótipos atribuídos a um bar em favelas. As cervejas artesanais feitas pelo empreendedor conquistaram espaço. 

Bistrô Estação R&R
O morador foi uma das 146 vidas que partiram por conta da Covid-19 no Alemão
Foto: Reprodução

A dor da saudade

Gabriela Romualdo, viúva de Marcelo e também fundadora do Bistrô, falou como muita emoção sobre a homenagem. “Fiquei extremamente emocionada com a concretização. Ninguém mais chama a travessa Jalisco por esse nome, a referência sempre foi “A rua do Bistrô”. Isso porque com o Bistrô ficou conhecida, mais movimentada, limpa. Trouxemos paisagismo, iluminação, virou ponto turístico. É parada obrigatória para fotos de quem passa por aqui. O Bistrô foi pauta de matéria internacional concretizando o que sempre foi o nosso objetivo: Levar o nome da nossa favela para mídia de forma positiva e bem longe das páginas policiais“, ressaltou Gabriela.

Marcelo e sua esposa, Gabriela Romualdo, desde 2012 eram os proprietários do Bistrô Estação R&R, que fica na localidade da Nova Brasília, Complexo do Alemão.
Foto: Acervo Pessoal

“Não trouxemos somente a cultura cervejeira para a favela. Marcelo fez uma linha de cerveja com o nome Complexo do Alemão e deixa a nossa favela fazendo história no mundo. Uma existência para ser lembrada! Deixa sua história marcada por seu empreendedorismo, suas conquistas, determinação e ousadia. Mas o legado mais importante foi deixado para mim e nosso filho: valorizar os momentos em família”, completou comentando sobre a importância do legado deixado pelo marido.

Juntos há 25 anos, o casal construiu o empreendimento. E, desde o início, botavam suas caras em todos os projetos feitos. “Me ver sem ele é a pior dor que já senti na vida. É vazio, assustador e desumano. Mas esse recomeço não é exatamente começar a partir do zero. Seguiremos sendo quem somos. Com os aprendizados deixados por meu marido. Já temos uma história, que é nossa, e tenho uma equipe incrível no Bistrô. Independentemente das dificuldades que possam surgir, estaremos juntos e de mãos dadas, mantendo o funcionamento a todo vapor como ele sempre amou fazer”, afirmou ela.

Recomeço

Muitos amigos, clientes e moradores prestaram homenagem a Marcelo e deixaram mensagens de carinho para Gabriele. Foto: Reprodução

O local, que voltou às atividades no último domingo (04), recebeu inúmeras declarações de carinho pelos moradores, e mensagens de apoio a toda equipe de funcionários. Gabriela agradeceu a todos os clientes e amigos. “O Bistrô Estação R&R e Cerveja Complexo do Alemão irão permanecer, sim! Foi um legado construído a dois e estarei aqui mantendo tudo funcionando como sempre foi. Mas para que este legado permaneça não depende única e exclusivamente de mim. Para perpetuar requer a união de todos nós. Porque vocês moradores, nossos amigos, fornecedores e clientes, são peças fundamentais para o sucesso do Bistrô. Não vai ser fácil, vai doer, mas não tem jeito. Respirem fundo, porque vamos percorrer esse caminho juntos”, concluiu. Muitos amigos, clientes e moradores prestaram homenagem a Marcelo e deixaram mensagens de carinho para Gabriele.

Agora o Bistrô Estação R&R funcionará na rua que leva o nome do seu fundador. Assim, mantendo a memória, vida, e todo o legado de Marcelo Ramos no Complexo do Alemão.