Alunos da rede estadual irão retornar às salas de aula

Retorno às aulas presenciais é para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio em função do Enem, volta das demais séries está prevista para 2021

Alunos da rede estadual irão retornar às salas de aula

Foi anunciado no fim da manhã desta sexta-feira (09/10) pelo governador em exercício Claudio Castro (PSC) que alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino irão voltar às aulas no dia 19 de outubro.

O retorno às aulas deve oferecer uma opção presencial para priorizar estudantes que vão fazer as provas do Enem (marcado para os dias 17 e 24 de janeiro). O calendário prevê 35 dias letivos, com possibilidade de aulas aos sábados, até a data da primeira aplicação da prova. A modalidade de ensino remoto seguirá sendo oferecida para alunos do último ano que optarem por permanecerem em casa. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio da rede pública só irão voltar às salas de aulas em 2021.

Protocolos de saúde

Servidores com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que acabaram de ter filho e pessoas com doenças crônicas não devem voltar, por estarem em um grupo mais vulnerável. Devido a isso, pessoas que vivem com integrantes do grupo de risco também não devem retornar. Servidores que estejam testando positivo para a Covid-19 e apresentem sintomas sugestivos da doença, como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios no olfato e paladar, também não vão poder voltar.

Os colégios deverão oferecer áreas de isolamentos emergenciais para a situação de casos suspeitos. O protocolo ainda indica que as unidades de ensino devem entrar em contato com as autoridades de saúde. A limpeza e desinfecção de superfícies escolares tocadas por trabalhadores devem ser reforçadas. Servidores poderão voltar à unidade 14 dias depois do início dos sintomas ou com a apresentação de laudo médico.