Arraial Central recebe concurso de quadrilhas e lançamento de selo

Forró e Folia Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió
Forró e Folia (Crédito: Marco Antônio/Secom Maceió)

Secom Maceió

Nessa sexta-feira (12), a festa de São João ganhou forma e atraiu um grande público para o Arraial Central montado no Estacionamento do Jaraguá. Na noite de Forró & Folia, o lançamento de selos pelos Correios e o Concurso de Quadrilhas Juninas Forró & Folia deram brilho à noite.

Denominada “Quadrilhas Juninas – Dança”, a emissão filatélica especial dos Correios é uma homenagem aos tradicionais festejos da época. São quatro selos criados para celebrar e propagar a dança típica brasileira, considerada o ponto alto das festas populares de junho, em homenagem aos santos do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro – e para agradecer as boas colheitas na roça.

“Ao ter escolhido Maceió para o lançamento destes selos, os Correios nos deram distinção homenageando a cidade e levando a cultura junina para todo o mundo”, afirmou Clayton Santos, secretário municipal de Comunicação.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo diretor dos Correios, em Alagoas, Roberto Mota. “Estes selos representam o resgate das festividades juninas. Como irão circular por várias partes do mundo, trarão uma visibilidade muito grande para o Estado”, destacou.

A tiragem é de 1,8 milhão selos a R$ 1,80 cada. As peças já estão em circulação e podem ser adquiridas nas agências dos Correios, por meio da loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância, pelo e-mail [email protected]

Arrasta pé

Montada dentro do Arraial Central, a arena onde as quadrilhas juninas e grupos de coco se apresentarão logo ficou tomada pelo público. E foram as quadrilhas que abriram os festejos, encantando com suas coreografias, cores e brilhos. A estrutura para o evento foi pensada para garantir conforto aos dançarinos e aos espectadores com a instalação de banheiros químicos e o apoio de bombeiros civis, que fazem plantão no local.

Segundo o diretor de Produção Cultural da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Keyler Simões, a estrutura para realização do Forró & Folia está garantida com a arena para apresentações. “A equipe responsável pela cenografia do Arraial Central também está trabalhando para deixar o pavilhão com a cara da festa”, informou.

O presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Alagoas (Liqal), Erivaldo Martins, destaca que a alegria e o colorido da cultura nordestina são características das quadrilhas juninas e garantem diversão para toda família. De acordo com ele, 24 quadrilhas passarão pelo palco do concurso nos oito dias do Forró & Folia. “Cada apresentação dura em média 45 minutos e permite que o grupo seja avaliado nos quesitos, coreografia, figurino e casamento”, disse.

“Do dia 12 a 29 de junho, a Prefeitura estará muito presente com uma programação variada na cidade, que inclui shows e fomento, por meio de edital, para que as comunidades de bairro pudessem fazer palhoções e arraiais. As festas juninas são representativas e a prefeitura apoia intensamente para que os maceioenses possam manter a tradição”, destacou Clayton Santos.

O Forró e Folia é uma realização da Prefeitura de Maceió, Organização Arnon de Mello e Liga das Quadrilhas Juninas de Maceió. “Quem for curtir a festa vai encontrar muita alegria e uma competição com qualidade numa festa tranquila, com segurança e conforto”, finalizou o diretor da Rádio Gazeta, Gilberto Lima.

Clique aqui e confira a programação do São João de Maceió.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]