Crianças de 11 e 12 anos devem ser vacinadas contra Meningite

Vacina é a única forma de prevenção e está disponível nas clínicas da família e centros municipais de saúde

Crianças de 11 e 12 anos devem ser vacinadas contra Meningite

Mesmo com a pandemia mundial da Covid-19, não se deve colocar de lado outras doenças virais que também matam tantas pessoas no Brasil e no mundo. Desde o dia 8 de Junho, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio oferece a vacina contra a meningite. Adolescentes de 11 e 12 anos de idade devem se vacinar mesmo que já tenham sido vacinados contra a Meningite C. 

A vacinação também é oferecida para pacientes de 14 anos ou mais, portadores de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN). Neste caso, a vacina será aplicada a partir de prescrição médica e exclusivamente no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que funciona no Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, zona Sul do Rio.

A vacina é a única forma de prevenção contra os quatro tipos mais graves meningite, que é uma doença grave, causada por vírus ou bactéria, e provoca inflamação das meninges. As meninges são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. 
A meningite pode deixar sequelas graves, como atraso mental, surdez, cegueira e infecção generalizada, e até mesmo provocar a morte. Segundo a prefeitura do Rio, a vacinação irá ocorrer durante todo o ano de 2020 em todas as unidades das clínicas da família e centros municipais de saúde.