Grupo Teatro da Laje da Vila Cruzeiro promove o primeiro Festival de Vídeo-Teatro

O projeto é destinado a jovens de 13 a 19 anos, moradores de comunidades do Rio. As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro

Grupo Teatro da Laje da Vila Cruzeiro promove o primeiro Festival de Vídeo-Teatro

Foto: Reprodução

O Grupo Teatro da Laje, localizado na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio de Janeiro, está promovendo o primeiro Festival de Vídeo-Teatro. O projeto se destina a moradores de favela do Rio. A iniciativa se deu devido às novas recomendações sanitárias e também como uma forma de incentivar os jovens artistas no seu trabalho. 

Ao decorrer da pandemia da Covid-19, inúmeros projetos sociais estão sendo afetados pela escassez de recursos. Pois, além dessa ausência, a falta de conscientização social das autoridades públicas impulsiona essa realidade difícil dos projetos artísticos.

“Peço que aproveitem esta oportunidade para falarem sobre si. Porque vivemos durante muito tempo essa situação, das pessoas falando sobre a favela para favela. Mas poucas são as pessoas que se dispõe a dialogar com a favela. Eles não falam com a favela real. Entendemos que a melhor maneira para romper com isso, é dar voz aos moradores para eles mesmos falarem de si, com a própria voz”, contou um dos idealizadores do projeto, o professor Veríssimo Junior.

Professor Veríssimo Junior
Foto: Reprodução

Poderão participar jovens de 13 a 19 anos moradores de comunidades do Rio. Cada participante poderá concorrer com apenas um vídeo, que deve ter duração mínima de 2 e máxima de 5 minutos.

Foto: Reprodução

As inscrições vão até o dia 5 de fevereiro. São necessárias cópias de comprovante de residência e de documento com filiação (que deverão ser enviadas por e-mail/drive para [email protected]).

A data de divulgação dos vídeos selecionados acontecerá no dia 08/02, através de mensagem via e-mail. E o período de apresentação no Instagram dos selecionados será entre os dias 11 a 28 de fevereiro.

O regulamento completo está disponibilizado na página do Grupo Teatro da Laje no Facebook. E o link para a ficha de inscrição está disponível na publicação do anúncio e na biografia, no Instagram.

A escolha dos vencedores será feita por um júri popular, mediante a quantidade de curtidas nas redes sociais, que terá peso 1, e uma comissão julgadora, onde o voto de cada jurado terá peso 1 também. A data de premiação está prevista para 03 de março.