O adeus ao cineasta Cadu Barcellos

Cadu Barcellos tinha 34 anos e era cria do Complexo da Maré. O cineasta deixou a esposa e um filho de 2 anos

O adeus ao cineasta Cadu Barcellos

No início da tarde desta quinta-feira, 12 de novembro, familiares, fãs e amigos estiveram no Cemitério da Penitência no Caju para se despedir do cineasta Cadu Barcellos, de 34 anos, morto violentamente na madrugada da última quarta-feira no Centro da cidade do Rio.

O cineasta Cadu Barcellos foi morto a facadas numa tentativa de assalto no Centro do Rio, na madrugada desta quarta-feira (11). Cadu voltava da Pedra do Sal, no Santo Cristo, de carona com uma amiga em um carro de aplicativo e desembarcou na região central. Ele foi rendido próximo a uma saída de metrô na avenida Presidente Vargas, por volta das 3h30.

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

O sepultamento foi repleto de emoção e muitas homenagens. Muitos amigos do cineasta estiveram presentes para se despedir e principalmente dar apoio à família de Cadu, cria do Complexo do Maré, que deixou a esposa e um filho de dois anos. Muitos moradores integrantes de movimentos sociais e culturais da Maré e de outras favelas também estiveram presentes.

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

“Quando morre um cineasta como o Cadu, morrem também muitas imagens, muitas possibilidades de vermos o futuro. O Brasil perde  estas imagens. É um dia triste para nós, para a família, para o cinema, perdemos um olhar brilhante, perdemos uma esperança”, comentou a diretora e roteirista Yasmin Thayná, que conheceu Cadu Barcellos em projetos no Complexo do Maré.

Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Carreira do Cineasta

Cadu era diretor artístico do grupo No Lance, assistente de direção do Porta dos Fundos e do programa Greg News da HBO. Foi um dos diretores do filme Cinco vezes favela – Agora por nós mesmos, exibido no Festival de Cannes em 2010. Fez parte do grupo que escreveu e dirigiu o filme 5x Pacificação, além de ter participado da equipe de pesquisa do documentário Favela Gay. Cadu criou o Maré Vive, um canal de mídia comunitária feito de forma colaborativa por moradores do Complexo da Maré. 

Campanha de arrecadação

Amigos e colegas de trabalho estão se mobilizando em uma  campanha de arrecadação pela internet para dar apoio financeiro à família do Cadu. A ideia consiste em arrecadar recursos financeiros para garantir os estudos do filho do cineasta, que serão repassados integralmente à família.

O Voz das Comunidades manifesta os sentimentos de pêsames a todos os familiares, parentes e amigos de Cadu Barcellos.