Roda Cultural muda o dia-a-dia de praça em São João de Meriti

Os organizadores Bruno 'Shark' e DJ Saquarema comemoram um ano da Roda Cultural da Praça do Skate. Foto: LastNite.

Toda terça-feira a Praça do Skate de São João de Meriti é o ponto de encontro de centenas de jovens, motivados por batalhas “sangrentas” de rima e shows de artistas da cena rap carioca. Para comemorar seu primeiro ano de vida, a Roda Cultural da Praça do Skate (RCPS) vai realizar uma festa de rua ´no dia 10 de abril (domingo), a partir das 13h.

Localizada a apenas 500 metros do Metrô Pavuna, a Praça do Skate é um ponto importante na convergência entre a juventude da Baixada Fluminense e da capital carioca. O reflexo disso é a composição do público, que vem de lugares como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Penha, Madureira e outros locais. “Tem gente que vem de longe, principalmente quando tem Batalha do Conhecimento no Centro”, explica Bruno ‘Shark’, um dos organizadores da RCPS.

Além de idealizar a RCPS, Shark também assina a música ‘Vem pra Baixada’, utilizada como trilha do programa homônimo transmitido no Cine Brasil TV, produzido por um coletivo cultural também de São João de Meriti. Além disso, a RCPS auxiliou outras ocupações na cidade, como o Verão de Lisbela e a festa Dope – ambas com edições recentes na Praça do Skate.

Acontecendo desde maio de 2015, a Roda Cultural influenciou diretamente na dinâmica da Praça do Skate. “Tivemos apoio da vizinhança para taparmos buracos na pista de skate e a praça passou a ter um policiamento reforçado, já que mais gente passou a frequentar. Com isso o tráfico de drogas acabou e agora a área significa algo muito maior pra galera jovem que se encontra na pista de skate”, explica Shark.

“A gente conta com a ajuda voluntária da Glorinha pra mantermos a praça limpa nos dias da Roda e mesmo montando um bar do evento, temos uma relação muito boa com os bares ao redor”, conclui, enquanto explica a forma que o coletivo encontrou para sustentar as edições, que não têm grandes patrocínios – apenas apoio de empresas locais.

O evento promove a prática de esportes aliada à música. Foto: LastNite.

O evento promove a prática de esportes aliada à música. Foto: LastNite.

Nesta edição especial do dia 10, a festa traz nomes bem conhecidos do público do rap, como Ramonzin, Sant, Marcão Baixada, Ghetto ZN e Peso Lunar.

Ramonzin participou das lendárias batalhas de mc´s dos anos 90 na Lapa, atando ativamente desde o início das disputas na Batalha do Real. Além de Mc, também é trompetista e também beatmaker – produzindo as batidas para músicas.

Marcão Baixada é um dos grandes nomes da nova safra do rap carioca e já coleciona o título de campeão mundial de hip hop, além do Prêmio Baixada na categoria música. Sua versatilidade como artista vai desde a produção da música tema de um festival de teatro à apresentação da batalha de rap da Casa Fenomenal da Nike durante a Copa do Mundo.

Responsabilidade social

O coletivo RCPS vai aproveitar a festa para recolher doações para asilos e abrigos, em parceria com a UPA (Unidos Pelo Amor) – um grupo voluntário de amigos que se organizou para arrecadar doações como fraldas geriátricas, roupas para idosos, produtos de higiene pessoal, brinquedos e outros itens.

SERVIÇO
Festa RCPS 1 ano
10/04, 13h
Praça do Skate
Rua São João Batista, S/n°
Centro – São João de Meriti

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top