3 mil pessoas fecham a estrada do itararé para o primeiro ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense

Com aproximadamente 3 mil pessoas na Estrada do Itararé, uma multidão verde e branca aparecia, e brilhava, na noite de quinta-feira (06/02). Antecedida por alguns problemas, como o atraso do ensaio que estava previsto para as 20:00h, o trânsito fez com que os carros de som não conseguissem chegar ao local na hora marcada, pois no mesmo dia houve uma manifestação que congestionou o trânsito no centro da cidade, então o ensaio ocorreu na base do grito. A bateria formou sua posição e deu inicio ao ensaio por volta de 22:30h. O público, com a letra na ponta da língua, acompanhou todo o trajeto até a quadra da escola.

Primeira tricampeã no Sambódromo, esse ano o enredo da Imperatriz Leopoldinense vem homenageando o Zico, nosso eterno rubro-negro. Samba esse intitulado “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz” que tem como um dos compositores o cantor Elymar Santos, que estava no ensaio de rua e conversou com o Voz da Comunidade.

– É o meu primeiro samba-enredo, muita emoção. Não sei como será quando entrar na Avenida, terei que sair carregado. Eu saí de Ramos, mas meu coração nunca saiu, minha felicidade está aqui – afirma Elymar.

A expectativa é grande para o Mestre Noca, diretor de bateria da Imperatriz e vencedor do estandarte de ouro Revelação 2012:
– A ansiedade fica agora nos primeiros ensaios, para que no desfile tudo ocorra bem. Com certeza terá uma grande surpresa para a Sapucaí, queremos alegrar a todos, com um excelente ritmo e um belo som. Ser cria da comunidade e hoje poder estar arrebentando com a bateria da Imperatriz, é emocionante – declara o mestre Noca.

É praticamente impossível alguém se dizer fã da Imperatriz Leopoldinense, e não conhecer Dona Maria Helena, ou melhor, Maria Helena e Chiquinho. Inspiração de uma das músicas de Jorge Ben Jor, a senhora de saião verde e blusa da Imperatriz chamava atenção, não só por sua história, mas também pelo sorriso e simpatia. Porta-Bandeira durante 42 anos e moradora do Complexo do Alemão, dona Maria Helena nos contou um pouco de sua vivência:

– Todo esse tempo foi só felicidade. Trabalhava por minha conta e dançava como porta-bandeira. As coisas mudam, mas eu fiquei com meu estilo. Esse ano eu vou sair como destaque, no abre-alas. Não gosto de ver minha roupa… Só na hora de subir no carro. É um costume e dá sorte. Minha roupa de porta-bandeira eu só buscava na hora que a Imperatriz estava se arrumando para entrar na avenida. Meu filho veio aprender a dança e ficou comigo durante 25 anos. E eu digo quem não conhecer Maria Helena e Chiquinho, não conhece sambista.

No meio da multidão, encontramos Suzete Rose da Silva, 47, moradora de Ramos e torcedora da Imperatriz Leopoldinense, que veio com a filha e amigas:

– Sempre venho assistir o ensaio de rua e o ensaio técnico. Desfilei durante quatro anos, na ala de abertura, amo carnaval. Fico emocionada, choro. Amo tudo na Imperatriz!

Daniel e Bianca, casados e moradores do Complexo do Alemão, sempre que podem vem com a família assistir a Imperatriz.
Foto: Renato Moura

– Moro no Complexo tem 40 anos, fui criado dentro da Imperatriz Leopoldinense, meu pai era compositor, meu tio diretor de bateria, mas eu nunca desfilei… O ensaio aqui é muito bom, o clima bem tranquilo. A escola traz muita harmonia, amizade, muita coisa boa pra comunidade. – Contou Daniel.

Também aguardando o começo do ensaio, avistamos dois turistas muito animados, Dominique, Francês, 51, e seu amigo Stanzinho Rifken, Americano, 53, que nos contaram que estavam muito ansiosos e que vão desfilar na Sapucaí. Turistas assíduos do Rio de Janeiro no período de carnaval, afirmaram que trabalham bastante durante o ano para poder aproveitar a viagem ao Brasil.

Wagner Araújo, diretor de carnaval da escola, disse estar feliz com o samba-enredo, que foi muito bem desenvolvido pelo carnavalesco, e afirmou que irão fazer um desfile fantástico e surpreendente. – Todos estão esperando camisas de futebol e meiões e não será nada disso! – Finalizou o diretor.

No dia 20/02, também numa quinta-feira, teremos mais um ensaio de rua, com inicio previsto para 20:00h, na estrada do Itararé, altura da Grota. Se você gosta de sambar e se divertir, não perca!

Matéria: Marcella Melo e Luana Melo

Fotos: Renato Moura e Betinho Casas Novas

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top