Atleta com deficiência visual não consegue passagem gratuita para competir no Espírito Santo

Joselino e seu guia, o senhor Francisco de Assis Soares de Melo, de 75 anos. Foto: Arquivo Pessoal

Após várias tentativas sem sucesso, Voz da Comunidade e leitor do jornal pagam passagens para corredor e acompanhante

Portadores de deficiência têm direito a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários. Ainda assim, Joselino Gercino da Silva, morador do Complexo do Alemão, enfrentou dificuldades para conseguir o benefício da passagem gratuita interestadual e, assim, voltar de uma corrida em Vitória, no Espírito Santo, no último dia 18.

O atleta, de 39 anos, é portador de glaucoma; perdeu totalmente a visão do olho esquerdo e possui cerca de 5% da visão direita. Joselino foi até a rodoviária Novo Rio para retirar sua passagem e a passagem de ida e volta de seu acompanhante, mas conseguiu apenas o bilhete de ida: não havia mais gratuidades para o domingo (18).

Sem saber que atitude tomar, o corredor entrou em contato com o Voz da Comunidade e pediu ajuda. Buscamos respostas das empresas para saber a sua posição. A justificativa das duas companhias de viação que fazem o trajeto Rio – Vitória foi de que os ônibus comuns já estavam com as duas vagas preenchidas.

A equipe do Voz da Comunidade consultou no Twitter se alguma empresa aérea ou rodoviária poderia ajudar o atleta e seu acompanhante. Apenas duas empresas responderam, mas não puderam ceder as vagas.

Joselino e seu guia, o senhor Francisco Assis Soares de Melo, de 75 anos, conseguiram participar da corrida com a ajuda de um leitor, que preferiu não se identificar, e da ONG Voz da Comunidade.

Apesar do problema, a boa notícia é que eles chegaram em 2º lugar na corrida de 16 km. O atleta voltou para o Complexo do Alemão agradecido e com vontade de vencer, de correr ainda mais e mais rápido. Conte com a nossa torcida e o nosso apoio, Joselino!

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top