Moradores do Complexo do Alemão ganham moderno centro digital

O Complexo do Alemão, que em novembro completou um ano de pacificação, ganhou, nesta sexta-feira (23/12), um moderno centro de cultura digital, formação e certificação profissional construído pelo programa Morar Carioca da Prefeitura do Rio. Localizado no bairro de Nova Brasília, o espaço é mais uma das obras de revitalização desenvolvidas em comunidades pacificadas que têm sido realizadas em parceria com os governos federal, estadual e municipal.

Fruto de um investimento de R$ 5 milhões, o equipamento, que ocupa cinco mil metros quadrados em dois andares vai oferecer cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação como oficinas de vídeo, fotografia, produção em áudio digital, web design, design gráfico, computação, entre outros, a jovens da comunidade e residentes do entorno.

Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Bruno Itan

Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Bruno Itan

– Estamos completando um ano de pacificação. Quero dar os parabéns às forças de pacificação. Fico muito feliz de estar vindo aqui um ano depois com paz e sem fuzil, sem traficantes de drogas tomando conta da comunidade. Nós mudamos esta história. Quero dar os parabéns à equipe da prefeitura. Poucos lugares do mundo têm uma Praça do Conhecimento desta qualidade – disse o governador Sérgio Cabral.

Para o prefeito Eduardo Paes, o momento é realmente simbólico:

– Este é o terceiro ano junto com o governador Sérgio Cabral e com o vice-governador Pezão. E comemoramos a revitalização deste local com muita alegria porque este é um lugar muito simbólico. Aqui era aonde a violência mais afetava a vida das pessoas. Estamos prestando vários serviços e hoje entregamos esta fantástica obra, que é um lugar muito especial.

A Praça do Conhecimento integra um espaço de dez mil metros quadrados onde a Secretaria Municipal de Habitação construiu o Cine Carioca 3-D. Um posto de coleta de lixo da Comlurb também está presente no local. Em breve será construído um Espaço de Desenvolvimento Infantil para 170 crianças de três meses a cinco anos e 11 meses.

– Graças à iniciativa do governador Sérgio Cabral está se criando uma nova era para o povo do Rio. A parceria com os entes federativos foi fundamental. Esta Praça do Conhecimento é para a população do Alemão, entre muitas outras obras. Queremos que os moradores nos ajudem a cuidar daqui. Jovens e adultos poderão realizar cursos e acessar internet gratuita – destacou o secretário municipal de Habitação, responsável pelo equipamento, Jorge Bittar.

Moradora do Complexo do Alemão, Ana Moura, 22, é monitora da Praça do Conhecimento. Ela comemora o trabalho e a possibilidade que está sendo oferecida a jovens e adultos.

– É um prazer imenso estar trabalhando e ensinando o que eu aprendi. Via muitas coisas aqui como bocas de fumo, adolescentes com armas. Estou muito feliz. Já tivemos duas oficinas e dei aula para mais de 40 pessoas, foi muito legal.

Aluno da oficina de vídeo – realizada para sensibilizar jovens da região e divulgar o novo centro digital – o adolescente Lucas Hollanda, de 16 anos, que reside no entorno da comunidade, quer se inscrever para os cursos que terão início em 2012. A oficina utilizou máquinas fotográficas com vídeo para que os meninos e meninas mostrassem suas visões sobre o local onde vivem.

– Gostei tanto que quero aprender vídeo e trabalhar com isso. Acho o espaço muito bom, são muitos cursos oferecidos e temos a oportunidade de poder usar equipamentos com muita tecnologia. Isso é muito bom.
Participaram da inauguração da Praça do Conhecimento, em Nova Brasília, o vice-governador e coordenador de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o gerente de Inclusão Digital da Secretaria municipal de Habitação, entre outras autoridades.

Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Renato Moura

Inauguração da Praça do Conhecimento no Complexo do Alemão, comunidade da Nova Brasilia. FOTO: Renato Moura

Via: rj.gov.br

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top