Conhecimento na ponta do mouse

Já se foi o tempo em que, para aprender sobre qualquer assunto, era necessário ir a uma sala de aula ou comprar um livro caro –e, geralmente, bem entediante. Pesquisar no Google, apesar de útil, pode ser terreno duvidoso: com a infinidade de informações e fontes disponíveis, fica cada vez mais difícil de verificar a procedência, e, desse modo, a veracidade das informações.

A bola da vez são as plataformas de aprendizagem interativa online. Imagine uma espécie de “YouTube”, mas só com vídeo aulas, dos mais diversos assuntos, compreendendo as mais diversas áreas, vindas de fontes confiáveis e de altíssima qualidade. Essa é a “Khan Academy”. Ela é repleta de vídeo aulas curtas, simples, de linguagem fácil de entender. Cada lição demora entre 3 e 10 minutos, o que torna o processo de acúmulo de conhecimento bem dinâmico e nem um pouco cansativo. E o melhor: o pouco tempo de duração aumenta suas chances de ter a atenção fixa ao conteúdo.

Cursos-on-line

Como os vídeos estão disponíveis o tempo inteiro, nada impede que você aprenda sobre vários assuntos diferentes logo em seguida. E eu garanto: você nunca vai deixar de encontrar algo que te interesse. Para os que acham que vídeos online não são suficientes para aprender, mais boas notícias: assim como no YouTube, você pode comentar os vídeos, inclusive tirando suas dúvidas com outros usuários. A plataforma conta ainda com uma espécie de placar de pontuação: quanto mais vídeos você assiste (e, dessa forma, mais aprende), mais pontos você ganha. Isso é particularmente útil na hora de verificar quem respondeu as perguntas dos comentários; supõe-se que quanto maior a pontuação do usuário, mais ele sabe, e, portanto, maiores as chances de ele ter dado uma resposta de fato coerente.

9fa80ddb4c3faf72e9eace364286d5f781d21fbb

Com um conceito semelhante, mas um pouco mais “acadêmico”, figura o Coursera. A ideia é basicamente a mesma: aulas online. Mas enquanto na Khan Academy as matérias são mais soltas (apesar de não menos consistentes), o Coursera foca em cursos online de grandes universidades estrangeiras. Algumas das melhores instituições de ensino do mundo, como Stanford e a University of Michigan, tem cursos na plataforma. Os assuntos, novamente, são diversos; a parte de administração e negócios se destaca. Uma das diferenças entre essa plataforma e a anterior é que nessa os cursos tem data programada para acontecer. Você escolhe o momento em que assistirá aos vídeos, mas os cursos tem data de início e término bem definidas, de modo que existe um tempo limitado para acessar o conteúdo. Todos podem fazer os cursos gratuitamente, mas para quem está disposto a pagar uma taxa de 29 dólares, algo em torno de 90 reais, certificados das instituições são disponibilizados. Já imaginou ter um certificado da University of Pennsylvania sem sair de casa?

As desculpas não colam mais. Conhecimento de qualidade está a alguns cliques de distância de você nesse momento, e com ele, ganhar o mundo se torna uma tarefa muito mais fácil. Que tal, de hoje em diante, tirar um pouco do tempo dedicado ao Facebook e investi-lo numa dessas plataformas? O mundo é muito grande, e está esperando por você.

AUTOR:
Jose_octavio_colunistafixo-2

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top