Moradora de Porto Alegre inicia jornal comunitário e conhece Rene Silva, criador do Voz da comunidade no Alemão

Na manhã desta quarta-feira, dia 18, Rene Silva visitou a Cufa/RS que fica localizada no centro de Porto Alegre. Reunido com a equipe de comunicação ele contou sua história de vida e como ficou conhecido no Brasil inteiro.

Bianca , de rosa, atenta ouvindo Rene contar a história da sua iniciativa no Complexo do Alemão que o tornou conhecido pelo Brasil inteiro.

A sua primeira iniciativa começou q

uando ele tinha 11 anos em um projeto de criar um jornal para escola. Rene percebeu que fazer uma publicação havia resolvido os problemas da instituição. Então, foi dai que surgiu a ideia de fazer um jornal falando da comunidade. Com a ajuda da diretora ele conseguiu fazer o seu primeiro exemplar e dai em diante o seu próprio jornal, chamado Voz da Comunidade.O menino disse ainda que não foi por causa da criação do jornal que ele ficou conhecido. “Começaram a me ver mesmo após a ação de pacificação que ocorreu no Complexo do Alemão em 2010”, disse Rene.Através das contas do Twitter de Rene e do Jornal Voz da Comunidade ele conseguiu responder a todas as perguntas e informar aos que estavam de fora o que estava acontecendo dentro da comunidade. “Eu conseguia me comunicar com amigos e professores que estavam preocupados em saber como eu estava no meio daquele fogo cruzado. Foi então que jornalistas, formadores de opinião e artistas me seguiram e foram acompanhando tudo pela minha rede social e não somente pela televisão”, afirma o menino.

Rene segura a segunda edição do jornal de Bianca.

Conforme eram feitas as perguntas ele ia respondendo e foi a partir dai que seu Twitter teve uma influência maior. Ao responder as indagações, Rene conseguia deixar todos os que estavam de fora informados, inclusive a mídia que se espelhava no seu Twitter para repassar as noticias.

Foi então que o jornal Voz da Comunidade ficou conhecido em todo o Brasil como principal rede de comunicação dentro do Complexo do Alemão, pois foi através dele que todos conseguiram acompanhar o que estava acontecendo de verdade dentro da comunidade.

Hoje, aos 19 anos, Rene faz palestras e visitas por todo o país. Além de se comunicar através do Twitter, ele também desenvolve o seu trabalho pelo Facebook e por um portal de notícias da comunidade em que mora, informando os moradores sobre projetos sociais e problemas enfrentados no morro.

Bianca Oliveira de 19 anos enfrenta dificuldades para imprimir seu jornal, quem quiser colaborar pode entrar em contato através do facebook da menina que criou o jornal aos 13 anos com o objetivo de mostrar os problemas sociais da comunidade conhecida como Vila Gaúcha, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Texto: Bianca Oliveira

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top