Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Programa de formação para ativistas de periferias do Rio está com inscrições abertas

Iniciativa Favela.LAB do Observatório Internacional da Juventude (OIJ), as inscrições vão até 27 de fevereiro
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação / Favela.Lab

O Observatório Internacional da Juventude (OIJ) lançou um edital para o Programa Favela.LAB Sustentabilidade 2022. Jovens entre 18 e 29 anos, que morem nas periferias do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo ou Niterói. São 80 vagas para turmas matutinas e vespertinas. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 400.

Esta edição, focada no tema “sustentabilidade”, em pauta atualmente nos debates, é apoiada pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), PerifaConnection, JUVRio, Instituto Yduqs e pelo Meio Ambiente da Cidade do Rio.

O Favela.Lab é um programa voltado para a formação de jovens ativistas na Agenda 2030. Durante o curso, os jovens serão desafiados a produzir obras audiovisuais ou projetos digitais individuais ou em equipe, que, em 2022, trabalhem narrativas ligadas ao papel da juventude na defesa da floresta amazônica e na luta pela justiça climática em seus territórios e comunidades.

Perfil do Candidato

Quem pode participar:

  • Jovens entre 18 anos e 29 anos; 
  • Residentes em favelas e comunidades da cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, assim como outras regiões do estado do Rio de Janeiro; 
  • Tenham acesso à internet; 
  • Disponibilidade para aulas aos sábados no turno da manhã de 10h às 12h ou no turno da tarde de 14h às 16h, entre os dias 12/03/2022 e 30/04/2022; 
  • Disponibilidade para encontros de monitoria ao longo das semanas de execução do Programa; 
  • Tenham interesse na formação em produção audiovisual para ações de impacto social.

Inscrições

O processo seletivo vai seguir as regras presentes no edital, que pode ser consultado através deste link: https://drive.google.com/file/d/1d7RoNIXjgHv38n9TaMkDXoRa9UgBWDe3/view?pli=1.

As inscrições serão feitas mediante o preenchimento através deste formulário a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiLkeIzkQoEdrlMy_s6L5j9LMUUBdG6AHWPyHhmjyx66C9hg/viewform.

Qualquer dificuldade em realizar a inscrição deverá ser comunicada através do endereço de e-mail: [email protected], com o assunto “Inscrição Programa Favela.LAB”. 

O período de inscrição termina na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro. Participe!

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]