Associação de moradores precisa de ajuda para coleta de lixo no Complexo do Alemão

Na região da Alvorada, acúmulo de lixo chega a ocupar a rua e impedir a passagem de carros e pedestres

Associação de moradores precisa de ajuda para coleta de lixo no Complexo do Alemão

A região da Alvorada, no Complexo do Alemão, vive um drama na situação de coleta de lixo. O descarte vem acontecendo no meio da calçada e, segundo moradores, em alguns momentos o lixo chega a fechar a passagem de carros e pedestres. No local há, esporadicamente, a passagem de um veículo da Comlurb, mas minutos depois os lixos voltam a aparecer por falta de caçambas e lugar apropriado para o descarte.

O lugar em que é feito o descarte é em frente a algumas casas, ao lado de dois quiosques que vendem comida e de uma academia da terceira idade. Os moradores da região contam que, devido ao mau cheiro, é necessário colocar tela nas janelas, além de manter a porta fechada.

Aqui não ficava assim, mas acabaram com o ponto de coleta mais próximo e todo mundo vem para cá. Ontem (15) o fiscal da Comlurb olhou e falou que vão levantar uma parede. O problema é que ele só vem, tira foto e vai embora“, relata Josué, morador do Complexo do Alemão há 50 anos.

Josué, morador do Alemão há 50 anos – Foto: Vilma Ribeiro

Outro morador, José, conta que as pessoas passam por cima do lixo quando a quantidade é grande e que os animais e a sujeira levam risco para os estabelecimentos próximos.

Associação tenta resolver coleta de lixo

Essa situação tem sido assunto recorrente nas associações de moradores do Alemão. Com a ajuda de coletivos locais, outros três pontos de acúmulo de lixo no Complexo já passaram por um processo de revitalização desde maio.

Nesses três pontos já gastamos de 10 mil reais, porque tem que deixar gente tomando conta do local. Esse perto do Largo da Vivi seria o próximo, mas ainda não consolidamos. Ainda pago gente para ficar tomando conta. Mas nós precisamos de parceiros como tivemos nos outros pontos. Isso exige planejamento. Até hoje eu tenho que acordar às 4h da manhã para fiscalizar“, afirma Renato, presidente da Associação de moradores da região.

Renato ainda relata que é necessária uma ação da Comlurb para colocarem um compactador de lixo que, segundo ele, já foi solicitado desde o mês de julho.

Local revitalizado para coleta de lixo no Alemão

Leia também: Voz 15 anos: de eventos no Alemão ao Rock In Rio