A história da atriz e humorista Thamirys Borsan, cria da Pedra do Sapo, Complexo do Alemão, que é sucesso nas redes

A moradora já alcança a marca de 125 mil seguidores do Instagram por causa dos seus vídeos bem humorados

A história da atriz e humorista Thamirys Borsan, cria da Pedra do Sapo, Complexo do Alemão, que é sucesso nas redes

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Nascida e criada na localidade da Pedra do Sapo, que fica no Complexo do Alemão, na zona Norte da cidade do Rio, a atriz e humorista Thamirys Borsan esbanja carisma e talento nas redes sociais. Aos seus 26 anos, a moradora já alcança a marca de 125 mil seguidores do Instagram (onde divulga seus vídeos) e agora se aventura no Stand-up.

Em 2019, Thamirys Borsan começou sua carreira com vídeos bem humorados de relatos do cotidiano de uma jovem na sociedade e sem se prender apenas aos estereótipos de uma mulher negra da favela, abordando variados assuntos, apresentando-os por uma nova perspectiva. A trajetória artística começou ainda aos 16 anos na igreja em que foi líder do grupo de teatro.

“Foi ali onde me encontrei, eu vi que não sabia fazer mais nada e me sentia muito bem ali. Então comecei a gostar do teatro, entendi que ali era um caminho”, relata Thamirys. Aos poucos, a atriz foi se descobrindo no decorrer da sua trajetória. 

Início do sonho

Aos 24 anos, Thamirys decidiu se aventurar na internet. “Eu vi que nada estava acontecendo e precisava fazer alguma coisa. Não planejei nada, apenas sabia que ali era o meu lugar e que ia acontecer alguma coisa na minha vida, e vi que na internet era essa oportunidade, e fui encontrando meu perfil, minha linguagem”. Após uma blogueira com muitos seguidores compartilhar um dos seus vídeos, a comediante viu sua rede social virar de ponta a cabeça. Dos 700 seguidores passou para mais de 2.500 em poucas horas. O perfil, que na sua maioria era formado por familiares, amigos, e colegas, foi tomado por usuários do Instagram que soltaram boas gargalhadas com Thamirys.

“Foi tudo muito rápido, um salto muito grande. E através dela outros blogueiros também começaram a compartilhar seus vídeos. Até hoje pra mim é muito louco entender. É mais doido ainda as pessoas me mandando mensagem, me reconhecendo na rua, foi muito especial”.

Nesse processo de reconhecimento, o que mais me impactou foi quando finalmente eu me afirmei na minha profissão.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Os amigos sempre acompanharam e deram incentivos ao seu trabalho, e após bombar na internet o reconhecimento começou a vir de fora para dentro. “Foi muito importante, fazia aquilo de graça na época, o que me pagava era aquele reconhecimento deles. Vi que o que eu fazia era o que eles queriam ver, era muito gratificante”. 

Isolamento Social 

Durante o ano de 2020, em meio a pandemia da Covid-19, os aplausos e cumprimentos foram trocados por curtidas e comentários. Em razão dos novos protocolos de saúde, todo o trabalho foi ainda mais direcionado para as redes sociais, produzindo ainda mais conteúdos para seus seguidores. Com muitas pessoas dentro de casa devido ao isolamento social, os vídeos de Thamirys ganharam ainda mais repercussão por serem muitas vezes um momento de entretenimento para muitas pessoas que estavam em casa.

“Sempre soube que era pra mim. Mas para calar muitas pessoas que não acreditavam em mim eu tinha que mostrar e eu mostrei. Foi engraçado também ver  as pessoas de onde eu moro começarem a me reconhecer, com aquela cara de: eu te conheço de algum lugar”.

Pouco a pouco, a comediante foi conquistando também o reconhecimento da família que, no seu início, tinha muito receio pela carreira escolhida por ela. “Nesse processo de reconhecimento, o que mais me impactou foi quando finalmente eu me afirmei na minha profissão, quando não tinha mais questionamentos sobre meu trabalho. E as dúvidas viraram incentivos”.

Os vídeos juntos com Thamirys foram se moldando. O que antes era pensado por dias, hoje é abordado com naturalidade, que é muito elogiada pelos seguidores por sua autenticidade nos vídeos. Da laje da sua casa, na comunidade da Pedra do Sapo, com a Igreja da Penha ao fundo, a comediante vai além da sua localidade e  aborda todos os assuntos do Brasil e afora.

Estreia nos palcos 

No final de 2020, com a flexibilização das medidas de isolamento, Thamirys fez sua estreia como comediante nos palcos. No Konteiner, na Penha, a humorista se apresentou em uma noite de Stand-up comedy, ao lado de outros humoristas iniciantes e com a presença especial do ator, humorista e radialista Paulinho Serra. A experiência foi seu primeiro passo nessa vida dos palcos como comediante, em que vai começar a se arriscar neste ano de 2021.

“Foi muito simbólico aquele momento, por ter sido na minha comunidade. Além do fato de ter a Igreja da Penha no fundo, que tornou tudo ainda mais especial por ser o cenário onde faço meus vídeos. Acho que se não tivesse sido ali, eu jamais teria começado nessa nova etapa da minha carreira”.

Thamirys ainda fala da importância dos montadores periféricos se unirem em prol de ajudar o outro a alcançar os seus objetivos. E que o fortalecimento desses artistas, profissionais, principalmente negros, ajude a pôr a favela no topo. Uma das principais pautas abordadas por ela em seus vídeos é justamente essa, o empoderamento de pessoas negras e faveladas , as suas lutas sociais. “Basta ser de verdade, se for autêntico, o povo vai gostar, temos que ser nós mesmos, este é o maior sinal de representatividade”.

Além dos holofotes 

Fora dos palcos e das redes sociais, a artista curte muito filmes e noticiários, que alimentam muito também o conteúdo dos seus vídeos, tentando levar sempre uma visão sua sobre tudo o que acontece na sociedade. Em especial o reality Big Brother Brasil tem sido seu maior entretenimento no momento, já que a pandemia não permite estar em aglomerações, Thamirys tem acompanhado muito o programa e consequentemente abordado os memes, debates e discussões em seus vídeos no Instagram.

Projetos e carreira

Para o restante de 2021, a humorista pretende dar sequência na reta final da faculdade de teatro e explorar ainda  mais os palcos com apresentações de Stand-up por toda a cidade do Rio. E quem sabe fora dela também! Quer  acompanhar o trabalho de Thamirys e não perder nenhuma novidade? Basta seguir o seu Instagram oficial e ficar por dentro.