Arraial em casa: Conheça a “festa junina na caixa”, opção de comemoração surgida no Alemão

Com mais um ano sem a festa de tradição nordestina, a empreendedora Cintia Coutinho decidiu surpreender seu público

Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Na última quinta-feira (24) foi comemorado o dia de São João Batista, data que marca oficialmente o início das festas juninas. Em razão da pandemia da Covid-19, as típicas festas da época não vão ocorrer pelo segundo ano consecutivo. Com isso, uma moradora do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, decidiu usar seu empreendimento para amenizar as saudades da data: começou a vender a “festa junina na caixa”.

Mesmo com a chegada das vacinas, as orientações dos órgãos de saúde reforçam a necessidade de não estar ou provocar aglomerações. Por conta disso, a moradora da localidade de Castrol no Alemão, Cintia Coutinho, de 35 anos, teve a iniciativa inovadora de levar para as pessoas a “festa junina na caixa”. O item contém comidas típicas de tradição nordestina, desde pé-de-moleque, paçocas até pequenos bolos.

Não só por dentro, mas também por fora, a caixa é caracterizada.
Foto: Selma Souza/Voz das Comunidades

“Nunca gostei de fazer doces, era mais por hobbie, mas gostava muito de cozinhar. O doce chegou através do vender brigadeiro para fazer uma renda extra. Aí decidi mudar e fiz diversos cursos para ir aprendendo cada vez mais coisas”. Durante um período, Cintia pensou em desistir devido ao baixo número de vendas. “Tá todo mundo vendendo bem, e eu aqui. O que eu estou errando? De 2019 para cá que me entendo empreendedora. Comecei a melhorar meu Instagram, nos detalhes, perdendo a vergonha e quebrando tabus”, contou Cintia.

Cintia criou a Sweet Mimos Doces Artesanais em 2016, e pensou em desistir do seu empreendimento. Mas buscou uma profissionalização. E hoje deixou o emprego e vive da confeitaria.
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Com a chegada da festa junina, ela decidiu juntar seu trabalho com a paixão pela época. “Sou uma pessoa que ama festa junina. Este ano, como ainda estamos na pandemia, muitas pessoas já se acostumaram com essa facilidade de receber as coisas em casa. E o kit tem essa possibilidade. Com comidas típicas de festa junina, e porções que atendem de 2 a 4 pessoas. Fico feliz de fazer esses doces. Quando você trabalha com comida, é muito além de cozinhar, é o prazer de estar fazendo”.

Cocada, bolo de cenoura ou milho, paçoca, pé de moleque, canjica, caldo verde, empada, são algum dos doces que vem dentro da caixa.
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Uma das clientes que adorou a novidade foi Elaine Meneses, também moradora da Castrol. “Eu adoro uns doces né, e sei como as coisas são feitas. A cocada estava maravilhosa. O bolo de chocolate devoraram aqui em casa. Sobre a festa junina, eu sei que é tudo feito com muito carinho, muito amor e cuidado, não só por estar vendendo o kit festa junina, mas por esse cuidado. Isso que me faz comprar com ela”, relatou Elaine.

Para conhecer mais a Sweet Mimos Doces Artesanais, basta seguir o perfil da empreendedora na sua conta do Instagram. É possível pedir a sua festa junina na caixa pelo número (21) 98241-0741 do WhatsApp e curtir o seu arraial caseiro.