Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2022: Saiba como baixar e instalar o e-Título no celular

Com o app, eleitor tem acesso a sua seção, zona, local de votação e quitação de débitos com a justiça eleitoral
Foto: Reprodução / TSE
Foto: Reprodução / TSE

O período eleitoral já começou e muitas atividades ocorrem durante a temporada de campanha. O eleitor é bombardeado por propagandas eleitorais em todas mídias possíveis, mas este precisa se atentar em saber sua zona eleitoral para efetuar o seu exercício cidadão e, para isso, precisa estar com o título de eleitor. Ainda que não seja necessário seu uso na hora da votação, é nele que constam informações, como o local de votação e informações sobre situação eleitoral. E ele está disponível na tela do celular.

Para baixar o aplicativo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone. O e-Título tem versões tanto para Android como também para iOS.
  • Ao acessar o aplicativo, abrirá a tela de boas-vindas. Pode tocar no botão próximo.
  • Na sequencia, o app pedirá os seus dados. Lembre-se que os dados solicitados deverão ser os mesmos que você forneceu no último atendimento eleitoral.
  • Na tela seguinte, ainda na confirmação de dados, o e-Titulo perguntará em qual estado você é eleitor.
  • Na próxima tela, confirme o seu grau de escolaridade, conforme os dados do último atendimento.
  • Informe sua profissão
  • Em aplicativos que tenham a biometria, o aplicativo questionará se poderá habilitá-la, para melhor segurança.
  • Ao final, o app abrirá seu título de eleitor digital.
  • Na barra de baixo, tocando em “Onde votar”, o app lhe entregará seu local de votação. Em “notificações”, você receberá informações do TSE dentro do app. Já em mais opções, será possível realizar justificativas no caso da impossibilidade de votação, quitação de débitos e até se voluntariar para mesário.

Fique atento aos prazos e, no dia 2 de outubro, vá até sua seção eleitoral para votar no seu representante. Lembrando que, quando chegar no seu local de votação, o celular (assim como outro qualquer aparelho de filmagem ou gravação) deverá ser desligado e entregue ao mesário. É expressamente proibido o uso de aparelhos na cabine de votação. Ao terminar concluir o seu voto, o mesário devolverá seus pertences.

Baixe o aplicativo com antecedência

De acordo com as últimas informações, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) aconselha que o cidadão baixe, com antecedência, o aplicativo e-Título. No domingo (2/10), quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e será liberada somente na segunda-feira (3/10).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]