Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Escola de Fotografia Popular na Maré está com inscrições abertas; 25 alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 500

As inscrições vão até o dia 9 de abril e as vagas são direcionadas a pessoas de origem e/ou moradores de favelas
Foto: Arthur Viana
Foto: Arthur Viana

A Escola de Fotografia Popular está com inscrições abertas até 9 de abril para a turma de 2023. Ao todo serão selecionadas 40 pessoas, sendo 25 com bolsa-auxílio no valor de R$ 500. O curso faz parte do Programa Imagens do Povo, iniciativa do Observatório de Favelas.

As vagas são direcionadas a pessoas de origem e/ou moradoras de favelas e territórios populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A seleção visa o preenchimento da vaga, preferencialmente, por mulheres, pessoas negras/os e indígenas e população LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.

A coordenadora do Programa Imagens do Povo, Érika Tambke, comenta que é a primeira vez na história da Escola de Fotografia Popular que o curso acontece em dois anos seguidos. E ela acredita que a manutenção da escola fortalece os encontros com os fotógrafos que participam do projeto e que já foram alunos em turmas anteriores.

“Ao longo dos seis meses de aulas, temos um curso voltado para o aprendizado sobre fotografia e direitos humanos, em uma intensidade e um formato único, que não tem igual em outra instituição. E parte da força desse conteúdo é também o fluxo de pessoas que passa por essa experiência coletiva, a partir de muita troca de saberes. Essa ideia também está no modo de fazer fotografia, como nós acreditamos na Escola de Fotografia Popular. É preciso diversificar as narrativas, sempre com respeito a quem retratamos e com muita parceria com quem aparece na foto. Estamos ansiosos para receber os novos alunos e alunas.” – comentou Érika.

Sobre o curso

As aulas acontecerão presencialmente na sede do Observatório de Favelas, na Maré, às segundas, terças e quartas, das 18h30 às 21h30, e quinzenalmente aos sábados, aulas externas em local combinado previamente. O curso terá duração de seis meses. Durante o percurso formativo, os/as alunos/as terão aulas de técnicas de fotografia, iluminação, edição, além de debates sobre pautas sociais e de direitos humanos. Os/As alunos /as participarão ainda de eventos e exposições.

Como se inscrever

Quem deseja participar pode se inscrever gratuitamente preenchendo um formulário virtual a partir do dia 27 de março até 9 de abril. O edital pode ser acessado aqui.

O endereço de onde acontecerão as aulas é: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro – RJ.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]