Estrelas do Mandela promove ‘vaquinha’ para ação de Dia das Crianças; Saiba como ajudar

Há 19 anos o projeto social atua na Comunidade do Mandela 2 no Complexo de Manguinhos transformando vidas

Estrelas do Mandela promove ‘vaquinha’ para ação de Dia das Crianças; Saiba como ajudar

Foto: Reprodução / Estrelas do Mandela

O projeto “Estrelas do Mandela” em Manguinhos, Zona Norte do Rio, iniciou uma ‘vaquinha’ para realizar uma ação de Dia das Crianças para os moradores da comunidade. Com a verba arrecadada, o projeto vai garantir que este dia especial tenha para os pequenos brinquedos, alimentação e ornamentação.

O projeto, desde 2002, trabalha levando empoderamento feminino através do treinamento de futebol para crianças da favela do Mandela. Além do treinamento, o projeto Estrelas do Mandela atua na vida das meninas com palestras sobre empoderamento, prevenção a gravidez precoce e saúde sexual, aulas de reforço escolar, atividades culturais e ainda garante o auxílio alimentar das crianças da favela – através de cestas básicas -.

Crianças do Mandela durante uma das ações passadas de Dia das Crianças.
Foto: Estrelas do Mandela

O Estrelas do Mandela entende que não é só o esporte que as meninas precisam como complemento na sua formação e crescimento, mas também do lazer, da atenção e do cuidado. Por isso, todos os anos, com ajuda dos comerciantes locais, promovem esse dia para as crianças da comunidade.

Importância da solidariedade

Devido ao atual momento de pandemia, a realização do evento se torna ainda mais difícil, pois muitas famílias foram afetadas financeiramente. Com isso, a organização decidiu criar esta forma de contruibuição coletiva para ajudar a custear a ação para as muitas crianças.

Natália Brambila, educadora social e produtora cultural, fala a respeito da importância deste dia de atividades para a criançada. “Como educadora social do projeto e moradora de favela, eu falo que a ação de Dia das Crianças, além de importante, é crucial no desenvolvimento de cada uma delas. Eu tenho uma lembrança muito marcante de um Dia das Crianças que foi promovido na Leopoldo Bulhões, conhecida como “Faixa de Gaza”. Eu devia ter uns 6 anos. É a memória de lazer mais marcante da minha infância. Ver todos os meus amigos ali, na nossa favela, se divertindo e se sentindo “lembrado”. Foi transformador. Como o Estado não chega aqui pra fazer esse tipo de coisa, se nós do projeto não fizermos, nossas crianças nunca vão ter essa experiência, que eu reforço, é crucial no desenvolvimento de cada uma delas”, ressalta a jovem educadora, que é uma das organizadoras do evento.

A ação está previsto para acontecer no dia 13 de outubro, na quadra do Mandela, em Manguinhos. As doações podem ser feitas através deste link.

É possível doar também através do QR Code na imagem.
Foto: Divulgação