Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Fórum Cultura+Diversidade: Evento na Biblioteca Parque Estadual, Centro do Rio

Além das atividades usuais, nesta edição, o Fórum contará com a participação do ‘Circuito Dia D’, do Instituto Rede Incluir, oferecendo oportunidades para pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em sua 10ª edição, o Fórum ‘Cultura+Diversidade’, lançado em 2017, retorna à cidade do Rio de Janeiro pelo sexto ano consecutivo. O evento vai acontecer na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 10h. Além das atividades usuais, nesta edição, o Fórum contará com a participação do ‘Circuito Dia D’, do Instituto Rede Incluir, oferecendo oportunidades para pessoas com deficiência e reabilitados pelo INSS.

A ação ‘Circuito Dia D’já é conhecida pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e será realizada em conjunto com o Fórum ‘Cultura+Diversidade 2023’. O Circuito é um evento organizado pela Rede Incluir, a Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Drum Brasil.

A ação  ‘Cultura Maker – Meninas Pretas das Favelas na Ciência, Tecnologia e Robótica’ funcionará nos dois dias de evento. Contará com palestras, oficinas, workshops e espaço de conhecimento.

“A ação do Fórum propõe ser um espaço de acolhimento e integração de diferentes ações sociais. É um espaço representativo de fala para todas as ações de capacitação, empregabilidade e apoio ao empreendedorismo com foco em todas as expressões de diversidade”, ressalta José Carlos, presidente da Drum, realizadora do Fórum.

De acordo com o Fórum, serão oferecidas mais de 300 vagas de empregos, voltadas para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, em áreas diversas e mais de 30 empresas.

Consulte toda programação da ação no site oficial: www.culturamaker.org.br

Confira a programação

Dia 28, terça-feira

O evento começa com a Mesa de Abertura que vai até às 11h. Depois terão diversos painéis ao longo do dia. Confira a lista abaixo:

11h às 12h15: Painel 1 – Inovação e diversidade como ferramenta de transformação

Reunindo representantes de entidades e empresas ligadas às áreas de inovação e tecnologia, este painel vai debater de que maneira estratégias de inclusão podem ser poderosas ferramentas na contribuição para um mundo cada vez mais conectado e plural.

14h às 15h30: Painel 2 – A diversidade na construção dos Destinos e como fator de estímulo ao Turismo

Neste painel vamos apresentar iniciativas de entidades e agentes diversos que, pelo olhar e ações de acolhimento e apoio à projetos voltados à qualificação do setor com foco na diversidade, estimulam ambientes e relações mais acolhedoras, promovendo melhores destinos e entregas no campo do Turismo.

15h30 às 17h: Painel 3 – Da Geração Z aos 50+ – Desafios e oportunidades da intergeracionalidade

A Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) vêm provocando grandes transformações num mercado de trabalho em que a expectativa de tempo de serviço aumenta cada vez mais. Este painel vai debater as principais características deste mercado intergeracional, marcado por profissionais engajados em pautas sociais e de sustentabilidade, integrando experiência e maior habilidade com tecnologia, e o papel das empresas na atração e retenção destes talentos.

Dia 29, quarta-feira

O evento retorna com mais uma maratona de painéis:

10h às 12h: Painel 4 – Combate ao Bullying e outros desafios para uma educação inclusiva.

Neste painel vamos apresentar a importância da educação inclusiva no combate ao bullying e da implementação do ensino afro-indígena na rede escolar, debater os desafios enfrentados pelos profissionais de ensino e o que pode ser feito para evitar o crescente número de ataques ocorridos nas escolas.

Este painel se divide em duas etapas:

Etapa 1 – Das 10h às 11h – Combate ao preconceito na primeira infância

Etapa 2 – Das 11h às 12h – Como atuar na conscientização de jovens e adultos?

14h às 15h30: Painel 5 – Visibilidade e potência

Este painel vai reunir importantes expressões das causas sociais e da diversidade que jogam luz sobre segmentos constantemente invisibilizados da sociedade, apresentando suas experiências de vida e de trabalho como potências inspiradoras.

15h30 às 17h: Painel 6 – Transversalidade inclusiva: Estratégias de integração dos pilares da diversidade

Um painel que representa o nosso Fórum, de grande complexidade e provocação, este painel vai reunir representantes do movimento negro, da comunidade LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, da diversidade etária, povos diversos, de gênero e demais segmentos inclusivos para traçarem estratégias de integração dessas causas, apostando na transversalidade como valor.

Também terá a Sala Multiuso com diversas oficinas:

Dia 28/11 – Terça-feira

11h às 12h: Oficina 1 – Autismo na Idade Adulta

13h às 14h: Stand-up Comedy: Como superar, inovar e construir

14h às 15h: Roda de Conversa – Da Exclusão à valorização: A jornada das pessoas com deficiência rumo à empregabilidade

15h às 16h: Oficina 2 – Tecnologia na palma das mãos para idosos

16h às 17h: Oficina 3 – Etarismo e as dificuldades na empregabilidade dos idosos

Dia 29/11- Quarta-feira

10h às 12h: A importância do autoconhecimento na formação de novos líderes geracionais.

Roda de conversa com a consultoria de gestão da intergeracionalidade Pontes & Conexões.

No espaço de Convivência ocorrerá o Festival Literário ‘Rio Diversidade’, também com diversas atividades:

Dia 28/11 – Terça-feira

10h às 12h: Contação de história (Contos da terra).

12h às 16h: Expressões e Participações Diversas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]