Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Moradora do Alemão é selecionada para intercâmbio na Europa e cria ‘vaquinha’ online para financiar os estudos

Conheça a moradora da Pedra do Sapo no CPX que estuda nutrição e passou para intercâmbio na Europa


Produção: Caio Viana

A estudante, Geovanna Dias, de 22 anos e moradora do Complexo do Alemão, estuda nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e passou para um intercâmbio de cinco meses na Universidade de Porto, cidade de Portugal, na Europa. Para realizar o sonho de estudar fora do país a jovem está pedindo doações pelas redes sociais.

Geovanna conta que os quartos para alugar em Porto custam, no mínimo, trezentos euros por mês, e para ficar cinco meses, só com moradia precisará de aproximadamente R$ 9 mil.

Filha da segurança Alessandra Guedes e do vendedor de autopeças Wagner José, Geovanna desde o ensino médio, cursado em escola pública, já pensava em estudar fora do país e acredita que essa é uma oportunidade única. “Esse intercâmbio pode ser a minha única oportunidade de estudar fora, talvez quando eu voltar, comece a trabalhar como nutricionista aqui e nunca mais consiga ter outra oportunidade de ir pra fora.” Comenta.

A mãe de Geovanna chegou a trabalhar em dois lugares para ajudar a filha a estudar. (Foto: Geovanna Dias / Arquivo pessoal)

Ela diz que está animada para o intercâmbio, mas mostra preocupação com a recepção e com os custos. Sobre a dificuldade de ter acesso a intercâmbios, Geovanna desabafa: “Editais que só dão a bolsa de estudos, só reforçam a dificuldade para alguns alunos conseguirem chegar em certos lugares. Eu me inscrevi no edital sem saber como faria pra ir. E eles são bem claros quem em caso de desistência, o aluno não pode tentar por um tempo”.

Mesmo com a dificuldade antes da viagem, Geovanna diz que está nervosa e animada. “doida pra ir logo, mostrar nossas pesquisas e estudos, levar o Brasil, favela, mostrar como eu vivo a nutrição, nossos costumes, comidas favoritas…” conta. As doações para ajudar Geovanna a fazer o intercâmbio podem ser feitas pela chave pix: [email protected] (Nubank) – Geovanna Guedes Dias.

Post de divulgação da arrecadação. (Foto: Reprodução)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]