Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Por seu trabalho com o Voz das Comunidades, Rene Silva recebe Medalha Tiradentes no Complexo do Alemão

A medalha foi entregue na sede do Voz das Comunidades
Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades

Dia histórico. Rene Silva, jornalista e fundador da ONG Voz das Comunidades, desde 2005 vem mudando vidas e gerando impacto social através da comunicação e de trabalhos sociais. Por conta de sua ampla articulação social, Rene foi condecorado com a medalha Tiradentes, a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro. A medalha foi entregue pela deputada estadual Renata Souza. O evento aconteceu na sede do Voz das Comunidades, no Complexo do Alemão.

No evento, Rene recebeu amigos e familiares para comemorar esse dia especial. Na mesa cerimonial, onde seria feito a homenagem e entregue estiveram presentes a deputada Renata Souza (PSOL), Camila Moradia, articuladora e defensora dos direitos da habitação no Complexo do Alemão, Jaqueline Saraiva, uma das voluntárias mais antigas do Voz das Comunidades), a cantora e compositora Teresa Cristina e Flávia Oliveira, jornalista da TV Globo.

A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com função de premiar pessoas que prestam serviços importantes à causa pública no estado do Rio de Janeiro. Renata Souza realizou a entrega da Medalha Tiradentes para Rene Silva e também do Prêmio Marielle Franco para Flávia Oliveira, um prêmio de reconhecimento e representatividade para pessoas que lutam pelos direitos humanos e das minorias.

Durante a Cerimônia alguns amigos prestaram homenagem ao jornalista. Xuxa Meneghel e Chico Pinheiro enviaram vídeos em homenagem a Rene Silva.

A mãe do Rene, Cristina Moura, disse que se sente muito feliz de ver tudo que seu filho conquistou. “Chegar até onde ele chegou, eu agradeço muito a Deus e a todos que ajudaram ele até hoje. Com certeza ele vai pra frente cada vez mais”, disse a mãe toda orgulhosa.

Renata Souza disse que foi uma honra entregar essa Medalha Tiradentes “O Rene é cria do Alemão, eu sou cria da Maré, essa medalha foi entregue de cria pra cria que se reconhece na luta. Da luta da superação das desigualdades socias, da luta pelo povo negro”. Renata também falou sobre a importância da Medalha Tiradentes ser entregue dentro do Complexo do Alemão. “Significa muito. É a gente sair daquela assembleia legislativa onde muitas vezes a gente só vê pela televisão que muitas vezes é política ruim. A gente trazer a Medalha pro Complexo é dizer como esse espaço deve ser valorizado. É reforçar a ressignificação do espaço e da favela e da periferia como potência” concluiu.

Melissa Cannabrava, jornalista e coordenadora do Voz das Comunidades que atua no jornal há 12 anos, também falou sobre o Rene ter recebido essa homenagem. “A emoção maior é por esse evento ter acontecido aqui na nossa casa. É muito importante ver todas as pessoas presentes aqui hoje que fazem parte da equipe do Voz. Doze anos aqui dentro do Voz eu vi muitas pessoas crescendo. O Voz abre essas portas pra quem quer ser um grande profissional”.

Rene Silva comentou que ter recebido a Medalha Tiradentes dentro do Complexo do Alemão teve um simbolismo diferente pois teve pessoas próximas, familiares e amigos. “Ser nesse espaço que me ajudou a ser quem eu sou, a me tornar quem eu me tornei hoje em dia, teve um peso diferente. Saber que sou inspiração pra tanta gente é muito importante porque isso me motiva a continuar fazendo o que  já venho fazendo há muitos anos. E é uma responsabilidade representar outras pessoas e ser inspiração”, concluiu.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]