Voz nas Eleições 2020: Danusia Thomas

Conhecida por ser ex-líder comunitária do Morro do Adeus, a candidata disputa pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal

Voz nas Eleições 2020: Danusia Thomas

Danusia Thomas é muito conhecida no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão. Foi líder comunitária da localidade por cinco anos, também idealizou diversos projetos de revitalização da área. Se eleita vereadora, a candidata pretende propor a resolução de problemas que tem afetado a região há muitos anos.

Danusia, de 46 anos é funcionária concursada da Cedae há 7 anos e está afastada por conta da campanha. A candidata tem dois filhos, Diogo Thomas Teixeira, de 27 anos e Núbia Thomas Teixeira, de 24 anos e fala com carinho dos três netos, Nayan, Ana Júlia e Giovana. Pela primeira vez, Danusia vai concorrer ao cargo de vereadora, apesar de ter liderado campanhas de diversos políticos eleitos, entre eles o ex-governador Pezão.

“Trabalhei na política um bom tempo, liderando campanha de vários candidatos, mas nunca quis vir como candidata. Agora eu venho para poder ajudar minha comunidade. Tenho visto muitas coisas erradas e é claro que a gente não vai mudar o mundo, nem nosso bairro, mas se todo mundo fizer um pouco, a gente consegue.” – afirma Danusia.

Como líder comunitária, Danusia trouxe para o Morro do Adeus o projeto ‘Replantando Vidas’, da Cedae. No local são germinadas mudas de diversas árvores frutíferas, o o projeto auxilia a ressocialização de ex-detentos. Danusia diz que também ajudou a trazer a academia da prefeitura para a localidade. “No núcleo do projeto ‘Replantando Vidas’ nós trabalhamos com 4 apenados. Quando essas pessoas saem da cadeia não tem nenhuma expectativa de vida, ninguém dá emprego e a Cedae faz esse trabalho.”

Danusia afirma que só agora se sentiu preparada para disputar uma cadeira na câmara municipal. “Faz um ano que estou focada no estudo da política, me informando, entendendo não só o que o vereador faz, como também quais são as necessidades da comunidade. Nem tudo um vereador pode fazer. É vetado. O vereador não pode tapar um buraco na rua, isso é a prefeitura que faz, o vereador sim vai cuidar do que o prefeito faz e ser a voz da população.”

Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

A candidata afirma que vai focar o mandato na busca pela melhora da educação de jovens. Uma das principais propostas de Danusia é a apresentação de um projeto de lei, que assegure uma menor evasão do ensino de jovens e adultos, a fim de profissionalizar os jovens e garantir mais oportunidades para essas pessoas. Além de aumentar o número de vagas nas creche públicas, principalmente nas regiões periféricas do município.  

“Eu pretendo fazer com que as creches municipais tenham mais vagas, para as mães que precisam sair para trabalhar, hoje as creches estão super lotadas e muitas crianças não conseguiram. A educação precisa ser prioridade, já que a maioria dos jovens dentro da comunidade, principalmente os negros, não tem muita oportunidade. Eu vou bater muito em cima disso, a questão do racismo.” –

Se você apoia as ideias de Danusia Thomas, anote o número 10.310 e não esqueça de levar a sua caneta e o título até a sua zona eleitoral.