Coquetel com hidroxicloroquina NÃO tem eficácia de 99,9% contra Covid-19

Circula pelas redes sociais um post que sugere um coquetel de tratamento contra a Covid-19. De acordo com a publicação, é recomendado tomar 200 miligramas de hidroxicloroquina duas vezes por

Coquetel com hidroxicloroquina NÃO tem eficácia de 99,9% contra Covid-19

Circula pelas redes sociais um post que sugere um coquetel de tratamento contra a Covid-19. De acordo com a publicação, é recomendado tomar 200 miligramas de hidroxicloroquina duas vezes por dia. Uma vez ao dia, a pessoa deve ingerir também 500 miligramas de azitromicina e 220 miligramas de sulfato de zinco. O uso desses remédios combinados por cinco dias teria uma eficácia de 99,9% contra o novo coronavírus. 

Múltiplos estudos científicos produzidos com metodologia rigorosa concluíram que tomar hidroxicloroquina não funciona contra a Covid-19. Isso vale tanto para a ingestão da droga sozinha como acompanhada de azitromicina – um antibiótico usado em infecções respiratórias –, como indicado no post que circula nas redes sociais. Os testes com esses medicamentos usaram dosagens até mesmo maiores e por mais tempo do que a recomendada na publicação, em pacientes leves e graves com o novo coronavírus. A conclusão foi a mesma em todas as situações, descartando a eficácia desses remédios.