Vítimas da Covid-19 NÃO tem resultado automático em teste da doença

Circula nas redes sociais que o teste realizado em pessoas com suspeita de covid-19 demora 10 a 20 dias para ficar pronto, enquanto vítimas da doença teriam o resultado instantâneo.

Vítimas da Covid-19 NÃO tem resultado automático em teste da doença

Circula nas redes sociais que o teste realizado em pessoas com suspeita de covid-19 demora 10 a 20 dias para ficar pronto, enquanto vítimas da doença teriam o resultado instantâneo. A informação é falsa. O teste de diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus para uma pessoa que morreu não é instantâneo, como diz o texto do post. Segundo o Ministério da Saúde, existem dois tipos de testagem para identificar a existência de covid-19: o PT-PCR e o teste sorológico. O PT-PCR é o exame utilizado em pacientes em estado grave ou em pessoas que morreram com suspeita da doença. Esse teste demora de 24 a 72 horas para ficar pronto.

O Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde informa que as amostra devem ser mantidas refrigeradas em uma temperatura de 4-8º C e serem processadas dentro de 24 a 72 horas. O outro teste disponível para diagnosticar a covid-19 é o sorológico, popularmente conhecido como “teste rápido”. Ele recebe esse nome por demorar de 15 a 30 minutos para demonstrar o resultado. Esse teste está sendo administrado, principalmente, em pessoas que estão na linha de frente no combate à doença, como profissionais de saúde e da segurança que apresentem sintomas.

Vale esclarecer que o número de mortes por covid-19 mostrado a cada dia não representa os óbitos que ocorreram literalmente naquele dia, e sim os que foram confirmados como sendo resultado da doença na data em questão. Isso dá a impressão de que os diagnósticos são imediatos, o que não é verdade. Esse protocolo está sendo aplicado em todos os principais países.