Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Com 66 anos de existência, loja Seu Cride é patrimônio histórico da Nova Brasília, no Alemão

Hoje a matriarca da família comanda tudo de longe e seus filhos estão à frente da loja, fundada em 1954 pelo casal Euclides e Celina

Quem é morador do Complexo sabe muito bem que a localidade da Nova Brasília é um ponto crucial para lojistas e comerciantes. A rua é totalmente tomada por lojas de diversos departamentos. O que moradores precisam, na Nova Brasília vão encontrar. Por dentro dessas lojas existem histórias, vidas, memorias e laços de famílias. E o Voz das Comunidades conta a história de uma das lojas mais antigas na localidade, a tão famosa Seu Cride, com 66 anos de existência.

Inaugurada em 1954 pelo casal de moradores Euclides Pedro (em memória) e Celina Maria, a loja começou no número 48 da Nova Brasília com a contratação do seu primeiro funcionário Josebias Paulino e se chamava Armarinho Nova Esperança. Devido à simpatia e ao bom atendimento do senhor Euclides, como clientes não conseguiam falar o nome dele, abreviavam para Cride. E assim ficou o nome da loja, que hoje tem o nome de Bazar Irmãos Pedro, mas que todos conhecem como Seu Cride.

“Sempre moramos no Complexo, passamos a maior parte da nossa vida aqui, e sabemos a importância de conviver em comunidade”, diz Elaine Maria, filha do casal.

A loja tem 66 anos de existência é um patrimônio histórico dentro do Complexo do Alemão. Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Não foi fácil manter a loja Seu Cride funcionando tanto tempo. A união da família foi o principal alicerce para continuar até os dias atuais. Em 2007, a família sofreu um duro golpe, pois a loja pegou fogo, destruindo 70% de tudo. Para piorar, estava sem seguro. Mas isso não foi motivo para desânimo, pelo contrário, eles criaram mais forças e garra e reconstruíram o armarinho.

Hoje a matriarca da família comanda tudo de longe e seus filhos estão à frente da loja. “Mas com um Deus que nunca nos abandona e o carinho de todos os nossos clientes, estamos hoje aqui. O nosso segredo é trabalhar com muita seriedade pra atender a todos com amor para que a comunidade possa encontrar na nossa loja tudo o que precisam”, explica Elaine.

E para quem deseja abrir um comércio, a família aconselha: “Aqueles que querem começar…muito trabalho, compromisso com o cliente, amor, e a consciência de que você pode sempre fazer o melhor por seu próximo”.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]