Rede de Encontros no Complexo do Alemão

Através da parceria entre o Grupo Pensar e o Núcleo ICA – Informação, Conhecimento e Atitude, surge a ideia de realizar a “Rede de Encontros”, que consiste em ações voltadas a propiciar oportunidades de encontros entre juventudes e interessados no tema, a fim de estimular a reflexão, trocas de opiniões e vivências sobre a cidade – espaço comum a todos que dela fazem parte.

Nesta ocasião, quando jovens alunos dos cursos de direito, administração e economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo vem à cidade do Rio de Janeiro para conhecê-la e estudá-la, incluindo à sua programação uma visita ao Complexo do Alemão, constrói-se um momento oportuno para dar início à “Rede de Encontros”. O Grupo Pensar, que vem atuando e construindo redes nessa comunidade desde 2009, vê neste encontro um importante momento em que certamente serão levantados questionamentos bastante ricos de pontos de vista diversos, afim de contribuir para a cidade como um todo.

O Núcleo ICA, que desde 2005 vem construindo uma rede buscando trocas em todas as partes da cidade e tem como missão contribuir com a valorização da diferença e vem obtendo resultados relevantes no desenvolvimento e aplicação de diferentes metodologias de encontro, será o responsável pelo desenvolvimento da metodologia e pela condução do debate durante o encontro.

Para o sucesso dessa metodologia, é fundamental a colaboração de cada participante nas respostas do questionário que pode ser encontrado em: http://mostre.me/rede-de-encontros e deverá ser respondido até o dia 16/01 (segunda-feira) e servirá de fonte de informação e estímulo para deflagrar o debate.

Quebrando barreiras e estimulando a reflexão e o exercício da cidadania, incluindo direitos e deveres, o Grupo Pensar e o Núcleo ICA acreditam que através da construção do relacionamento iniciado com ações como a “Rede de Encontros”, a aproximação entre as diversas realidades é possível. Acreditamos assim estarmos contribuindo para um bairro melhor, uma cidade melhor, um estado melhor, um país melhor e até mesmo um mundo melhor, onde é possível ir e vir sem medo e com respeito às diferenças.

Para enriquecer este encontro de jovens no Complexo do Alemão para refletir sobre a cidade, também foram convidados jovens de outras comunidades (favelas, acadêmicas, asfalto, projetos sociais), são alguns deles: Descolando Ideias, Voz da Comunidade, Instituto Raízes em Movimento e Foto Clube Alemão.

O encontro será na próxima quinta, de 10h à 12h30 no auditório da estação da Palmeiras.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]