Saúde Mental é tema do Fala Favela que acontece no sábado (08), no Alemão

Fala Favela
Fala Favela

Depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio são alguns dos temas abordados na Roda de Conversa promovido pelo Fala Favela, que trás o título PRECISAMOS CUIDAR DOS NOSSOS. O evento acontece a partir das 14:30 no Educap (Rua Canitar, s/n – Campo do Sargento) no próximo sábado, dia 08 de setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio no mundo.

“As pressões que sofremos podem sim nos afetar gravemente. Mas ninguém sai falando por aí que está com depressão igual diz que pegou gripe, muito menos que discriminações, violências e desigualdades agravam sofrimentos, nos fazem acumular frustrações e exigem esforços físicos e mentais que nos adoecem. É preciso tocar no assunto, levar para moradores de favelas e periferias informações para que saibam mais sobre ansiedade, depressão, como se cuidar, como apoiar quem está perto de nós precisando de atenção, cuidado e afeto e ajudar na busca por tratamentos, terapias e prevenção.” – comenta Gabi Coelho, estudante de jornalismo e idealizadora da Roda de Conversa.

Priscila Barbosa, Articuladora Social e idealizadora das iniciativas Autoestima Diva e Autoestima na Educação fala sobre a importância do tema ser discutido no Complexo do Alemão: “Vivenciar a cidade, por si só já tem sido um período caótico de medo e insegurança, mas quando colocamos esse olhar para a periferia e a favela os efeitos colaterais de confrontos diários, se tornam extremamente traumáticos, refletindo em todas as áreas da nossa vida. Quando não se tem os suportes necessários, o acompanhamento adequado e o olhar humanizado para as reais necessidades locais, somatizamos a vulnerabilidade emocional e social, acompanhando uma sociedade com perspectivas positivas reduzidas ou muitas vezes abaixo de zero. O cuidado com a saúde mental e emocional da periferia e favela é sobre saúde pública, é urgente!”

Além de Priscila, também estarão presentes no Fala Favela Norma Liliani de Souza Pinto, do Centro de Valorização da Vida/CVV, Jaqueline Alves, que é poeta, ativista cultural e atriz e a  Psicóloga Rebeca Sinna. A conversa vai continuar no bate papo ao vivo na página do Voz das Comunidades no Facebook. A entrada é gratuita.

 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]