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#CaiuNaRede: Lupa lança projeto de conteúdo com coletivos de jornalismo comunitário

A Agência Lupa lança, nesta quarta-feira (16), mais um projeto com o objetivo de expandir o alcance da checagem de fatos no Brasil. É o Caiu na rede: é fake?, uma produção em conjunto com o Voz das Comunidades e o Favela em Pauta
A Agência Lupa, responsável pelo projeto Caiu na rede: é fake? é apresentado pelas jornalistas Amanda Botelho, do Voz das Comunidades, e Lia Soares, do Favela em Pauta Foto: Lethicia Amâncio
Vídeos produzidos para o Instagram são feitos por Voz das Comunidades e Favela em Pauta

A Agência Lupa lança, nesta quarta-feira (16), mais um projeto com o objetivo de expandir o alcance da checagem de fatos no Brasil. É o Caiu na rede: é fake?, uma produção em conjunto com o Voz das Comunidades e o Favela em Pauta, coletivos de jornalismo comunitário do Rio de Janeiro. A ação conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Os coletivos produzirão vídeos para o Instagram desvendando informações que circulam na internet e são compartilhadas, principalmente, nas periferias. O trabalho conta com uma escuta ativa das conversas via aplicativos de mensagens e redes sociais. A partir daí, as informações são selecionadas e verificadas seguindo a metodologia de trabalho da Lupa. O conteúdo é disponibilizado semanalmente nos perfis da Lupa, do Voz das Comunidades e do Favela em Pauta no Instagram.

“A Lupa vem, cada vez mais, intensificando sua atuação em diferentes frentes do jornalismo, com muita preocupação em promover trabalhos colaborativos. O nosso foco é sempre entregar informação mais qualificado ao maior número possível de pessoas em diferentes lugares. O Caiu na rede: é fake? é mais uma forma de fazermos isso”, diz Natália Leal, diretora de conteúdo da Lupa.

O Caiu na rede: é fake? é apresentado pelas jornalistas Amanda Botelho, do Voz das Comunidades, e Lia Soares, do Favela em Pauta, com edição e roteiros de Lethicia Amâncio, Gracilene Firmino e Matheus Andrade, também jornalistas dos coletivos. A coordenação editorial fica a cargo da jornalista Karen Cândido, que atua também no Voz das Comunidades.

Os coletivos produzirão vídeos para o Instagram desvendando informações que circulam na internet e são compartilhadas, principalmente, nas periferias. Créditos: Lethicia Amâncio

“Essa parceria  da Lupa com dois grandes coletivos de jornalismo é uma grande conquista, pois mostra o quanto a agência preza pela diversidade, atuando com grandes jornalistas de diferentes veículos e linguagens. Desde o início da pandemia o Voz das Comunidades vem atuando contra a desinformação e notícias falsas que circulam nas redes sociais e essa parceria potencializou nosso trabalho”, finaliza a jornalista Karen Cândido.

Além dos vídeos, as checagens semanais também estarão disponíveis no formato de texto no site da Agência Lupa. 

A identidade visual do Caiu na rede é da designer Mariana Martins, e o planejamento de social media, da coordenadora de mídias sociais da Lupa, Raquel Moura. André Loureiro supervisiona a produção de vídeos. A assistente de produção da Lupa, Thuany Rodrigues, acompanha a parte educativa do projeto. A coordenação de parcerias e negócios é de Flávia Campuzano, gerente de novos negócios da Lupa. A direção geral do Caiu na Rede é de Douglas Silveira e Natália Leal, diretores de Educação e de Conteúdo da Lupa.

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Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

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