Rio+Social leva workshop e cine-debate sobre o Passinho ao Morro dos Macacos

Eventos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer serão gratuitos e realizados nos dias 11 e 13 de agosto, na Vila Olímpica Artur da Távola

Depois do sucesso do ‘Vem Ni Mim que Sou Passinho’- o desafio que mobilizou o Morro dos Macacos, na zona norte do Rio de Janeiro – o Rio+Social vai levar aos moradores da comunidade umworkshop sobre passinho com os Imperadores da Dança, no dia 11 de agosto, e um cine-debate sobre o filme “A Batalha do Passinho” com o diretor Emílio Domingos e os integrantes do filme, no dia 13 de agosto. Realizado em parceria com a secretaria de Esportes e Lazer, os encontros serão na Vila Olímpica Artur da Távola e começarão às 18h. O Rio+Social é o programa da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a ONU-Habitat voltado para áreas ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP).

Vem Ni Mim que Sou Passinho – Workshop será uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre o estilo. A dança em que os praticantes mostram sua criatividade e habilidade, misturando acrobacias, marcação de ritmo com os pés e flexibilidade com várias partes do corpo, o Passinho é um estilo associado ao funk carioca.

Os dançarinos do Imperadores da Dança, um dos grupos pioneiros na área, farão uma divertida aula sobre o estilo. A dançarina e moradora do Morro dos Macacos, Mc Marcelly Knowles também vai participar da programação. William Severo, um dos Imperadores da Dança, explica como será a aula:

“Os moradores do Morro dos Macacos já têm a cultura do funk. Vamos ensinar duas das bases do Passinho para os iniciantes e alguns exercícios mais avançados para os que já conhecem o estilo. Ao final, teremos uma grande roda para que os alunos mostrem o que aprenderam”.

O gestor do Rio+Social no Morro dos Macacos, Hugo de Oliveira, explica que Vem Ni Mim que Sou Passinho – o desafio, foi uma oportunidade de reunir toda a família. Para ele, o workshop e o cine-debate vão auxiliar no desenvolvimento social da comunidade, através do funk.

“Fortalecer o grupo de jovens é muito importante para ter adolescentes mais organizados, pensando cultura para a própria comunidade. O programa pretende promover ações que realmente contemplem o interesse do  território. A comunidade dos Macacos já respira cultura. Temos exemplos como o do poeta do samba Noel Rosa e Martinho da Vila que nasceram em Vila Isabel, além dos diversos Mc’s”.

O filme A Batalha do Passinho, premiado como Melhor Filme na Mostra Novos Rumos da Première Brasil no Festival do Rio em 2012 e no júri popular no 4º Festival de Cinema Curta Amazônia será exibido no ‘Vem Ni Mim que Sou Passinho’- Cine-debate. Dirigido por Emilio Domingos, foi filmado entre 2011 e 2012 e mergulha no universo do passinho e dos jovens que o praticam. Aberta à população, a exibição será seguida de um debate no dia 13 de agosto, às 18h.

Para o diretor, “apesar de ser muito forte nas comunidades, o passinho já está em todo o mundo”. Ele afirma que as sessões em comunidades sempre o emocionam: “As pessoas que moram lá têm um relacionamento muito forte com a dança. Vamos conversar sobre as experiências deles, trocar informações e falar sobre as atualidades do mundo do passinho”.

‘Vem Ni Mim que Sou Passinho’ Cine-debate também terá a participação dos dançarinos Leandra Perfects e Cebolinha, conhecidos como os Relíquias do Funk. A mediação do debate ficará com a advogada e arte educadora, Carolina Pires.

Sobre o ‘Vem Ni Mim Que Sou Passinho’

Realizado em julho de 2015, o desafio ‘Vem Ni Mim Que Sou Passinho’ agitou os moradores do Morro dos Macacos e adjacências. A competição reuniu jovens com idades a partir de 11 anos para estimular a dança entre a garotada e envolver o ambiente escolar com a temática, proporcionando diversão e aprendizagem. Durante as seletivas para o concurso, os professores das escolas participantes trabalharam com o tema Funk em atividades multidisciplinares durante as aulas.

Veja mais sobre o Vem Ni Mim que Sou Passinho:

https://www.youtube.com/watch?v=-wRLk24j3fU

 

Serviço:

 

‘Vem Ni Mim que Sou Passinho’ Workshop 

Data: 11 de agosto

Horário: 18h

 

‘Vem Ni Mim que Sou Passinho’  Cine-debate

Data: 13 de agosto

Horário: 18h

 

Vila Olímpica Artur da Távola

Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, s/nº – Vila Isabel (antigo Jardim Zoológico)

unnamed (3)

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top