Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Tomógrafos nas favelas não são utilizados mesmo após um mês de inauguração

Prefeitura afirma que aparelhos precisam de testes e dá prazo de uma semana para pleno funcionamento
Tomógrafos
Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

As favelas do Rio de Janeiro já atingiram 2014 casos confirmados e 420 óbitos por Covid-19, segundo a Prefeitura. Como medida de combate à pandemia, o prefeito Marcelo Crivella comprou e instalou tomógrafos de alta resolução pelo município do Rio. A Cidade de Deus, o Complexo da Maré e a Rocinha foram algum dos pontos selecionados para receberem os aparelhos, que realizam até 1200 exames por mês cada. Entretanto, os tomógrafos inaugurados nas favelas ainda não estão em funcionamento.

Na última quinta-feira (18), a jornalista Carla Siccos registrou em vídeo que o novo aparelho da Cidade de Deus, inaugurado há um mês, ainda não foi utilizado. Ela afirma que as pessoas que procuravam a UPA da Cidade de Deus e precisavam de uma tomografia, eram direcionadas para a UPA da Barra.

Depois do vídeo, o coordenador da RA daqui da Cidade de Deus fez um outro vídeo lá na porta da UPA dizendo que o tomógrafo estava funcionando desde quarta-feira. E não estava funcionando. Porque eu tenho as minhas fontes seguras lá dentro e eles me afirmaram que o tomógrafo havia sido instalado mas não tinha ninguém para operar. Já o Raio-X estava lá jogado, não tinha sido nem instalado. Agora nos resta saber se colocaram o tomógrafo para funcionar e qualquer um está fazendo a tomografia ou se colocaram um profissional qualificado para operar o tomógrafo e fazer leitura do exame“, diz Carla.

https://www.facebook.com/211611445631175/posts/2849106788548281/

Favelas do Rio registram 48 novos casos e 4 mortes de Covid-19 nesta sexta-feira (19)

Tomógrafos em teste

Procurada para esclarecimentos sobre a situação, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que alguns dos aparelhos ainda estão em testes. Ainda assim, o dr. Jorge Darze, subsecretário geral executivo da Secretaria, afirmou que todos os tomógrafos estarão em pleno funcionamento até a próxima semana.

Tomógrafo novo exige testes, caso contrário, o seu resultado não será adequado para o tratamento do nossos pacientes. Dos 27 tomógrafos comprados, sete estão em fase de testes. Esses testes estão sendo realizados neste momento e, a partir da próxima semana, todos esses equipamentos estarão a disposição da população do município do Rio de Janeiro“, afirma Darze.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]