Subsecretaria de Bem Estar Animal realiza mutirão de castração em favelas

Após a solicitação de cadastro, a Subem mandará uma equipe ao local cadastrado para verificar as condições desses animais e dar início ao processo de cuidados

Subsecretaria de Bem Estar Animal realiza mutirão de castração em favelas

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem), realizou no último sábado (22) o segundo mutirão de castração do Projeto “Meu Amigo Comunitário”. O projeto tem como objetivo cuidar da saúde e conter a procriação dos animais comunitários no município. Nessa fase, serão atendidos 500 animais já cadastradas no projeto. Comunidades como Vila Aliança, Conjunto COHAB, Nova Holanda, Rio das Pedras, Dendê, Vila Kennedy e Cezarinho terão animais castrados.

Para os locais não listados, realizar o cadastro dos animais comunitários é simples. Basta comparecer à Prefeitura do Rio, com original e cópia da seguinte documentação: Identidade; CPF; Comprovante de Residência; 2 fotos 3×4; Fotos dos animais; Fotos da localização dos animais e Endereço da colônia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 10 às 16 horas, na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Prédio Anexo – 8° andar – Ala A – Sala 845 – no bairro da Cidade Nova.

Após a solicitação de cadastro, a Subem mandará uma equipe ao local cadastrado para verificar as condições desses animais e dar início ao processo de cuidados. Em caso de dúvida, entrar em contato com a subsecretaria através do WhatsApp: (21)993993968.

Cadastramento on-line

É possível, e recomendado em tempos de pandemia, realizar esse cadastramento de forma on-line e, além disso, solicitar a castração de animais domésticos. A Prefeitura do Rio oferece o serviço de esterilização de cães e gatos através de duas secretarias, a Subem e a Subvisa.

Foto: Gracilene Firmino / Voz das Comunidades

Por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal é através do aplicativo Bicho Rio Subem, disponível para download nas lojas de dos dispositivos Android e IOS. Lá, são oferecidas vagas limitadas mensalmente. Você pode agendar um animal ao mês por CPF, o agendamento abre todo dia 25 de cada mês a partir de 10 horas da manhã.

Já a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, disponibiliza o agendamento para a castração de cães e gatos nas duas unidades de atendimento veterinário da pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço estava suspenso desde março por conta da pandemia da Covid-19. Por isso, a marcação das cirurgias para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e o Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho está sendo feita, neste primeiro momento, pelos e-mails [email protected] e [email protected], para até três castrações por CPF.