Subsecretaria de Bem Estar Animal realiza mutirão de castração em favelas

Após a solicitação de cadastro, a Subem mandará uma equipe ao local cadastrado para verificar as condições desses animais e dar início ao processo de cuidados
gatonocolo_Mutirão de Castração de animais comunitários, na Unidade Engenho de Dentro. Foto_Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem), realizou no último sábado (22) o segundo mutirão de castração do Projeto “Meu Amigo Comunitário”. O projeto tem como objetivo cuidar da saúde e conter a procriação dos animais comunitários no município. Nessa fase, serão atendidos 500 animais já cadastradas no projeto. Comunidades como Vila Aliança, Conjunto COHAB, Nova Holanda, Rio das Pedras, Dendê, Vila Kennedy e Cezarinho terão animais castrados.

Para os locais não listados, realizar o cadastro dos animais comunitários é simples. Basta comparecer à Prefeitura do Rio, com original e cópia da seguinte documentação: Identidade; CPF; Comprovante de Residência; 2 fotos 3×4; Fotos dos animais; Fotos da localização dos animais e Endereço da colônia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 10 às 16 horas, na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Prédio Anexo – 8° andar – Ala A – Sala 845 – no bairro da Cidade Nova.

Após a solicitação de cadastro, a Subem mandará uma equipe ao local cadastrado para verificar as condições desses animais e dar início ao processo de cuidados. Em caso de dúvida, entrar em contato com a subsecretaria através do WhatsApp: (21)993993968.

Cadastramento on-line

É possível, e recomendado em tempos de pandemia, realizar esse cadastramento de forma on-line e, além disso, solicitar a castração de animais domésticos. A Prefeitura do Rio oferece o serviço de esterilização de cães e gatos através de duas secretarias, a Subem e a Subvisa.

Foto: Gracilene Firmino / Voz das Comunidades

Por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal é através do aplicativo Bicho Rio Subem, disponível para download nas lojas de dos dispositivos Android e IOS. Lá, são oferecidas vagas limitadas mensalmente. Você pode agendar um animal ao mês por CPF, o agendamento abre todo dia 25 de cada mês a partir de 10 horas da manhã.

Já a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, disponibiliza o agendamento para a castração de cães e gatos nas duas unidades de atendimento veterinário da pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

O serviço estava suspenso desde março por conta da pandemia da Covid-19. Por isso, a marcação das cirurgias para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e o Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho está sendo feita, neste primeiro momento, pelos e-mails [email protected] e [email protected], para até três castrações por CPF.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]