Fotógrafos do Complexo do Alemão vão participar de um encontro nesta quinta-feira (26)

WhatsApp Image 2018-07-21 at 4.46.13 PM

 

O Sesc Ramos recebe, na próxima quinta-feira (26), fotógrafos do Alemão com a temática: A imagem fotográfica do Complexo do Alemão

Até o dia 30 de agosto, a exposição “Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano”, com curadoria de Francisco Valdean/Imagens do Povo, reúne a poética de fotógrafos e fotógrafas moradores das comunidades do Alemão e Maré, que, com o olhar sensível, se dedicam em registrar, através da fotográfica, a potência do universo das localidades ondem moram. Com autores como, Betinho Casas Novas, Bruno Itan, Joseane Santana, Bira Carvalho, Márcia Farias, Monara Barreto, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti, Veri-vg, além do próprio Francisco Valdean.

No dia 26 de julho, às 17h, o encontro “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”, será no formato de roda para debater o tema da fotografia produzida no Complexo do Alemão através da produção de fotógrafos moradores, Betinho, Bruno, Josiane e Monara.

O curador Valdean conta que a seleção das 18 imagens retrata a vida cultural, religiosa e cotidiana dessas localidades na última década.

Em geral, as regiões faveladas são representadas pelos estereótipos da pobreza ou da violência, mas nessa mostra fotográfica propomos uma rota diferente: apresentamos ao espectador uma favela pulsante e afetuosa. Buscamos uma experiência visual onde a documentação da vida cotidiana é o foco narrativo. As cenas representadas são de uma favela que brinca de bola, solta pipa, pula carnaval, assiste a jogos de futebol no meio da rua ou em bares. Uma favela que circula em transportes alternativos, uma favela artística e também profundamente religiosa” – diz Francisco Valdean.

Serviço:
Exposição Entre Maré e Alemão – Relatos Visuais do Cotidiano
Até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h , classificação livre e grátis
Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38 – Ramos.

26 de julho – Encontros com fotógrafos “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”

9 de agosto
– A imagem fotográfica do Complexo da Maré

30 de agosto – A favela nas narrativas fotográficas e musicais

Horário: 17h às 19h
Local: Sala de vídeo – Sesc Ramos

Foto: Betinho Casas Novas

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]