TENSÃO: Moradores do Alemão denunciam agressões de policiais

“Meu esposo vai esperar melhorar para pedir demissão do emprego, não dá pra sofrer agressões toda a noite voltando do trabalho”

RIO – Além de vivermos em meio as guerras diárias, os moradores ainda tem que se preocupar com a truculência policial. Não é de hoje que a equipe do Jornal Voz da Comunidade recebe denuncias como essas. Mais uma vez, moradores do Alemão estão sendo vitimas de agressões tanto verbais quanto físicas, feitas por Policiais das Unidades de Policia Pacificadoras do Alemão.

Screenshot_2015-08-21-13-00-21

Moradores fazem denuncias diariamente sobre as agressões pela as redes sociais

“X”, que com medo de represálias preferiu não se identificar, conta que seu esposo voltava do trabalho tarde da noite quando foi agredido por militares em um dos becos da comunidade Alvorada parte alta do Alemão. “Nós marcamos a sua cara, seu safado..” conta a vitima sobre a fala de um dos militares. Em entrevista ao Jornal, “X” disse que seu esposo ao se recuperar vai pedir demissão do emprego. “Meu esposo trabalha longe, na Barra da Tijuca, larga tarde e por isso chega de madrugada na comunidade. Muita das vezes até mesmo sobre tiroteios.” relata.
Enviamos um pedido de esclarecimento para a assessoria das Upps sobre a ocasião e se já existem denuncias feitas por moradores em relação as agressões dos militares e, até o final dessa matéria não recebemos respostas.

O que fazer quando se é agredido? 

A autoridade do policial não dá a ele o direito de agredir física ou verbalmente qualquer pessoa (a não ser que ele esteja se defendendo de uma agressão injusta). A conduta violenta é ilegal e o uso de tortura para obter confissão faz com que o depoimento não tenha qualquer valor perante o juiz.

Como denunciar:

Para fazer uma denúncia é muito importante reunir a maior quantidade de informações possíveis:

  • Quando e onde o abuso aconteceu;
  • Se existem testemunhas dispostas a depor;
  • Nome dos policiais, da viatura, do batalhão ou da delegacia;

Em seguida você deve entrar em contato com a Corregedoria, órgão responsável por apurar as infrações cometidas por policiais, e pedir a abertura de um inquérito – em caso de agressão física também deve pedir para que seja feito um exame de corpo de delito (que serve para constatar as agressões sofridas).

Invasão de domicílio:

Quando uma pessoa entra em sua casa sem o seu consentimento, está cometendo o crime de invasão de domicílio. Mesmo a polícia apenas pode entrar na sua casa durante o dia, e com um mandato judicial (assinado pelo juiz), ou em caso de emergência, isto é, se algum crime estiver acontecendo naquele momento (flagrante), ou em caso de acidente. Durante a noite a polícia apenas pode entrar na sua casa em caso de emergência.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top