O Alemão está no foco!

Cenário de documentários, novela e filme, o Complexo do Alemão também inspira os amantes da fotografia.

AdrianoSilva -  Fotógrafo, criado no Complexo do Alemão, fez cursos de fotografia em 2004 com equipamento profissional emprestado. Trabalhou no jornal O Dia desde 2003, coordenando a Agência de Notícias da empresa desde 2012.

AdrianoSilva – Fotógrafo, criado no Complexo do Alemão, fez cursos de fotografia em 2004 com equipamento profissional emprestado. Trabalhou no jornal O Dia desde 2003, coordenando a Agência de Notícias da empresa desde 2012.

Após a pacificação, o local virou ponto turístico do Rio de Janeiro e palco de brilhantes ensaios nas lajes ou de imagens que mostram o dia a dia dos moradores, as gôndolas do teleférico no contra-luz, a deslumbrante vista do alto da comunidade à noite, entre outras.

Porém, os constantes casos de violência devido à presença da polícia e criminosos no mesmo território assustam quem vive na região. É neste momento que entram em cena os mestres do fotojornalismo para registrar os conflitos. Munidos de equipamento fotográfico, notebook e modem para registrar e transmitir as imagens quase em tempo real, muitas vezes encurralados durante tiroteios, os fotógrafos são obrigados a usar outros itens indispensáveis neste tipo de cobertura: colete à prova de balas e capacete.

Com o aumento do número de portais, os profissionais adquiriram muitas funções. As agências de notícias ganharam muito com isso, pois recebem as imagens e disponibilizam em seus sites com agilidade, transformando todo o esforço em venda, visibilidade da marca e receita para a empresa.

Na noite de 28 de abril do ano passado, a Agência O Dia comercializou 84 fotos de cinco ônibus e três carros que foram incendiados na Estrada do Itararé, na Estrada do Timbó e na Avenida Itaóca, em protesto após um rapaz ser baleado. É um exemplo claro de como é importante ter o repórter fotográfico bem afinado com a equipe da agência de notícias.

Os fotógrafos que desejam entrar neste mercado de Agências de Notícias devem ficar atentos, pois é uma excelente oportunidade para ter suas imagens publicadas em grandes portais, jornais e revistas, além de ganhar dinheiro com a profissão. Há espaço para todos os gêneros fotográficos.

Um ano depois da realização da Copa do Mundo no Brasil e às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o que acontece no Complexo do Alemão, como em todas as comunidades pacificadas no Rio de Janeiro, vira manchetes nos principais veículos de comunicação do mundo. As lentes sempre estarão focadas na direção do Alemão.

Vale lembrar que a fotografia pode mudar vidas. A busca pelo diferencial, um olhar ousado, ângulos e composições diferentes são características dos grandes fotógrafos. Numa época em que os desastres e a falta de tempo infelizmente se fortalecem, a fotografia pode ser a esperança de transformação para a vida de muitas pessoas, uma oportunidade para emocionar alguém com um belo registro mostrando pequenos detalhes de um dia.

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top