Crianças da Cidade de Deus apresentam “A Menina Cantora no Reino de Sofia”

“Os Arteiros” é formado por 65 crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade (foto: Divulgação)

O Grupo de teatro infantil “Os Arteiros” irá representar o Rio de Janeiro na 21ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, nos dias 06, 07 e 08 de abril. Único grupo infantil a se apresentar no festival, Os Arteiros desembarcam na capital para apresentar a comédia dramática “A Menina Cantora no Reino de Sofia”, de Fernando Barcellos.

Existindo há apenas um ano e meio, “Os Arteiros” é formado por 65 crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, todas moradoras da Cidade de Deus, comunidade localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Idealizado pelos cineastas Fernando Barcellos e Rodrigo Felha, e pelo ator Ricardo Fernandes, o grupo surgiu de um interesse em aumentar o acesso à cultura e a educação promovendo a troca de experiências e estimulando os alunos a construir e reconstruir suas histórias, o caráter preventivo e proativo, aumentando suas capacidades e potencialidades.

Dessa maneira se previne a ocorrência de situação de risco social, construindo assim um cidadão questionador. Além de aulas de teatro, os integrantes do Os Arteiros fazem aulas de violino e flauta e a única exigência para ingressar no grupo é estar matriculado e ter boas notas na escola.

Madrinha do grupo, a atriz Dira Paes acredita que o exemplo de Os Arteiros deve ser levado para outras cidades.

“O grupo Os Arteiros tem uma força muito grande. É um grupo infantil que faz teatro e começou a fazê-lo dentro do caos. Onde eles encostam parece que floresce luz, música e poesia. Aqui nós temos sementes do amanhã do teatro e eles precisam ser vistos. Vocês estão convidados a entender como se começa a fazer cultura dentro de uma comunidade onde não existia absolutamente nada culturalmente falando para as crianças fazerem. De repente você pode levar esse exemplo para sua cidade. Colabore se você quiser, participe se sentir convidado e se gostar, fique com a gente.”

Em “A Menina Cantora no Reino de Sofia”, uma das personagens, a Rainha Sofia, concordou em trocar sua bela voz e o seu canto encantador por um reino de maldade, sem saber que o deus Marte tinha pretensões, além disso. Uma jovem menina cantora chega então à cidade, e muda inesperadamente o rumo da história.

Serviço:

Local: AMORC

Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri

Data e horário: Dias 06, 07 e 08 de abril de 2012 (sexta-feira, sábado e domingo), sexta às 19h, sábado às 11h e domingo às 15h

Preço: A partir de R$10,00

Via: http://www.bemparana.com.br/

Comentários Facebook

comentários

Autor

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top