A importância de coletivos na consolidação da democracia

Você já se perguntou o que de fato é a Cúpula dos Povos? Um evento paralelo a Rio+20, que tem como pauta debater temas pertinentes ao planeta, só que na contra mão da maré, debatido e articulado pela sociedade civil. Mas o que isso de fato  significa?

O que eu tenho visto esses dias é uma grande rede se formando. Redes de Redes crescendo e junto com isso a comunicação do povo para o povo só expandindo. Não sei se iremos chegar há ponto comum, afinal são muitas cabeças pensando, muita gente diferente junta. Entretanto chegar num ponto em comum não deve ser o alvo. Um país com uma voz só não tem voz.

Abrir a possibilidade de articulação de diversas vozes e promover a interação entre esses diferentes grupos deve ser nossa utopia diária. Democracia só se faz com: acesso livre à informação, livre manifestação e livre produção.

Nessa semana o ‘Ônibus Hacker’ esteve no Complexo do Alemão, promovendo acesso livre à informação, usando o seu direito de ocupação e sendo uma ponte possibilitando ferramentas para a comunidade produzir seu próprio conteúdo.

Sim é nesses coletivos que eu acredito. E é sendo coletivo que a gente avança Avante Brasil!

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top