Paz Desafio de Hoje

Nesse domingo (27/05), rolou a 3ª Edição do Desafio da Paz, dessa vez a corrida foi como na primeira vez no Complexo do Alemão e reuniu cerca de duas mil pessoas.  Entre os atletas, moradores da comunidade, políticos e artistas. A corrida seguiu o percurso de cinco quilômetros que incluiu a rota de fuga dos traficantes da Vila Cruzeiro para o Morro Alemão.

Dentre os participantes, se destacaram o secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que correu ao lado de sua esposa. O Desafio teve largada no Campo do Ordem, na Vila Cruzeiro, com a chegada no Campo do Sargento, na Grota.
A prova tem como propósito integrar a comunidade com as atividades esportivas. Desde a primeira edição em 2011 o “Desafio da Paz” passou a fazer parte do calendário de eventos da cidade e pretende se desdobrar em diversas provas esportivas envolvendo outras modalidades.

O Desafio da Paz é um desafio de toda a sociedade brasileira e não tem nada haver com polícia.  É um desafio diário de respeito às diferenças e a diversidade, diversidade na cultura, na cor e no gênero.  

A paz começa quando reconhecemos a favela como um território dentro da cidade, com direitos e deveres, não mais como um agrupamento subumano (segundo o IBGE), não mais como um tema, reconhecida como ela é, e ela é CIDADE.  E por ser cidade tem cidadãos, que possuem os mesmos direitos que os moradores das áreas nobres da cidade. Direito ao respeito, educação, moradia de qualidade, segurança, informação e principalmente direito á VOZ.

Fotos: Michelle Beff

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top