Aulão Comunitário pré-ENEM será realizado na próxima terça

A Subprefeitura da Zona Norte 2, o Centro Cultural João Nogueira – Imperator e o Colégio e Curso Tamandaré do Méier realizam neste terça-feira dia 20 de outubro a primeira edição do Aulão Comunitário Pré-Enem. Mais de 300 estudantes de escolas públicas e cursinhos pré-vestibulares comunitários, e alguns alunos da rede privada, vão se reunir no espaço do teatro para participar de uma grande revisão dos conteúdos que fazem parte do programa de provas do Exame Nacional de Ensino Médio, que acontecerá no próximo fim de semana.

As aulas começam às 9 da manhã e só devem terminar às 17 horas. Os estudantes receberão dicas e poderão tirar dúvidas das disciplinas de Química, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Redação, Física, História, Biologia e Artes. Para participar eles tiveram que garantir a inscrição pela internet. E amanhã, antes da entrada para o aulão, precisarão fazer a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. O montante arrecadado será distribuído para instituições sem fins lucrativos que atuam na região da Subprefeitura da Zona Norte 2, trecho do Rio que compreende os bairros que ficam entre São Francisco Xavier e Cascadura, além dos Complexos da Penha e do Alemão e Manguinhos e Jacarezinho.

As inscrições foram limitadas a alunos, preferencialmente, desta área da cidade. “A ideia surgiu da vontade de auxiliar estes estudantes da nossa região num momento tão decisivo para o futuro deles. Nós temos consciência de que hoje ainda há uma sensível diferença na preparação dos alunos vindos de escolas públicas, em relação aos da rede privada, em processos de seleção deste tipo. Sabemos que a Educação é um agente transformador, e que deve servir para a redução de desigualdades históricas na nossa cidade e sociedade. E que para que ela funcione desta forma, também é preciso que se ofereça a quem têm menos acesso a ela oportunidades. Por isso estamos aproveitando para juntar todo mundo, num espaço que é mantido pela Prefeitura – e portanto público – com o auxílio de professores qualificados e com larga experiência de uma escola privada,  para tentar ajudar a fazer diferença na vida destes jovens”, disse Roberto Horta, subprefeito da Zona Norte 2.

“A gente fica muito satisfeito porque a escola tem este compromisso. A escola tem este cunho social. Nos já trabalhamos há alguns anos com um projeto que se chama Bolsão, que tem como objetivo também propiciar aos alunos de escolas públicas e privadas acesso a um sistema de ensino diferenciado. E pra gente, um aulão como este funciona da mesma forma como uma ferramenta de inclusão e oportunidade”, reforçou o professor Marcelo Couto, representante do Colégio e Curso Tamandaré.

Sobre O Enem: A bateria oficial de testes do Enem está marcada para os próximos sábado e domingo dias 24 e 25 de outubro, respectivamente. Quase oito milhões de estudantes de todo o estão habilitados para participar. No primeiro dia (24), os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia (25), serão realizados os testes de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Criado em 1998 o sistema surgiu como foram de avaliação da qualidade do Ensino Médio brasileiro. Mas desde 2009, quando foi elaborado o Sistema de Seleção Unificada (SISU), os resultados obtidos no Enem passaram a servir como uma alternativa ao vestibular garantindo o ingresso nas universidades públicas federais ou estaduais do Brasil – que reservam integralmente ou parcialmente suas vagas para candidatos vindos desta seleção – e também alguns instituições de ensino superior de Portugal como o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), as universidades de Coimbra e Algarve, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

O Que: Aulão Comunitário Pré-Enem
Onde: Centro Cultural João Nogueira/Impertor – Rua Dias da Cruz, 170, Méier
Quando: 20 de outubro, das 9 às 17 horas

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top