Complexo do Alemão Palco da primeira edição do Festival Funk Consciente

O Complexo do Alemão será palco da primeira edição do Festival Funk Consciente. A partir do próximo dia 13 e com edições também em maio e junho, serão realizados três bailes com artistas e produtores de funk locais que criarão letras com temática ambiental, voltadas para a sustentabilidade. As letras serão apresentadas ao som da batida criada por DJ’s com a participação de dançarinos em batalhas de passinhos. As cinco melhores criações integrarão o primeiro CD com a marca Funk Consciente.

Selecionado pelo edital de criação artística no funk, na categoria Circulação artística, o projeto conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura. O objetivo do Festival é conscientizar a população da comunidade sobre a sustentabilidade e potencializar ações de educação ambiental em espaços populares e favelizados, valendo-se do funk como instrumento de conhecimento lúdico e pedagógico.

Idealizado pela Family Fest, coletivo formado por jovens produtores culturais do morro da Baiana, em parceria com a Cooperativa de reciclagem Eu Quero Liberdade, o Funk Consciente reunirá artistas do funk (MC’s, DJ’s e dançarinos) e empreendimentos de educação ambiental e reciclagem para formar um ambiente favorável à criação de letras de improviso (Freestyle) com a temática ambiental. O festival conta com duas etapas eliminatórias (13/04 e 11/05), decididas por voto popular, e com a final (09/06), decidida pelo júri oficial. A final, cuja data foi programada para coincidir com a Semana do Meio Ambiente, será realizada no Largo do Bulufa, com o objetivo de revitalizar esse tradicional espaço de manifestação artístico-cultural da Favela da Grota que atualmente se encontra degradado devido ao acumulo de lixo.

Além desta iniciativa de educação ambiental e sustentabilidade embalada pelo ritmo do funk, o evento conta ainda com um desdobramento cultural: graças a uma parceria com o projeto Red Bull Favela Beats e o Grupo Cultural Afro Reggae, irá lançar o primeiro CD com a marca Funk Consciente, reunindo os cinco funks finalistas escolhidos pelo júri oficial com base na inovação e na criatividade das letras. A produção artística e musical será liderada pelo rapper Dughettu embaixador do Red Bull Favela Beats, em conexão com os Dj’s e instrutores Sany PitBull, Granmaster Raphael e Nino. O estúdio fica sediado no centro Cultural Waly Salomão e tem como foco desenvolver experiências colaborativa entre artistas, trabalhando na formação de jovens djs e produtores musicais.

Abertura e 1ª eliminatória do Festival Funk Consciente

Data: 13 de abril de 2013

Local: Quadra de esporte do morro da Baiana. Horário: 17h

2ª eliminatória

Data: 11 de maio de 2013

Local: Praça do Terço – Nova Brasília. Horário: 17h

Final

Data: 09 de junho de 2013

Local: Largo do Bulufa – Grota. Horário: 16h

Informações: (21) 9932-6820 – Produção Family Fest riofunkconsciente@gmail.com

Comentários Facebook

comentários

*

* Please arrange the below number in decreasing order

Top